Mundo

Floresta mundial devastada a um ritmo de 10 hectares por minuto, revela FAO

ambienteA perda florestal em todo o mundo, entre 1990 e 2005, atingiu 72,9 milhões de hectares, o que corresponde a uma média de 4,9 milhões por ano, ou 10 hectares por minuto. Dados foram fornecidos pela FAO, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura, que aponta um aumento do ritmo de devastação das áreas verdes.

A destruição da floresta em todo o mundo foi quantificada pela FAO, que aponta um ritmo elevado de perda de área verde em todo o mundo, desde 1990, mas também um aumento desse ritmo, nestes 15 anos analisados.

A superfície florestal do planeta era composta por 3690 milhões de hectares em 2005 e representava cerca de um terço da área total do planeta. Em apenas 15 anos, foram perdidos 72,9 milhões de hectares de floresta.

O mundo continua a desbravar floresta a um ritmo cada vez maior. A ONU, através de um estudo feito com recurso a imagens de satélite, conclui que na década entre 1990 e 2000 perderam-se 4,1 milhões de hectares por ano, uma média anual muito inferior à registada entre 2000 e 2005: 6,4 milhões.

O principal motivo da perda florestal é a sua conversão em área agrícola. A América do Sul é a zona do globo que lidera as perdas, à frente de África. Por outro lado, a única região do mundo que apresentou aumento de floresta, neste período, foi a Ásia, em virtude de programas de reflorestamento aplicados, sobretudo, pela China.

As zonas tropicais são as mais afetadas pela destruição da floresta. Segundo Eduardo Rojas, do Departamento Florestal da FAO, está em causa a “saúde ambiental”, mas também o “bem-estar económico e a segurança alimentar”.

A boa notícia é que o estudo da perda de floresta e zona verde é cada vez melhor acompanhada pelas entidades competentes, que utilizam métodos mais reais.

Em destaque

Subir