Fiúza e Peterhansel voltam a ganhar no Rali Dakar
Paulo Fiúza voltou a saborear uma vitória no banco da direita do Buggy Mini de Stéphane Peterhansel, já que a dupla luso-francesa venceu a competição de automóveis da sexta etapa do 42º Rali Dakar.
Peterhansel completou os 478 quilómetros da especial em menos 1m35s do que o seu companheiro de equipa Carlos Sainz, que com a segunda posição reforçou a liderança da classificação geral, onde possui agora mais de sete minutos de vantagem sobre Nasser Al-Attiyah.
O piloto do Qatar gastou pouco menos de dois minutos do que o espanhol, numa tirada onde o saudita Yazeed Al-Rahji e o francês Mathieu Serradori completaram o top cinco, mas onde o argentino Orlando Terranova se voltou a atrasar, perdendo 13m22s para o líder.
No final da etapa Stéphane Peterhansel mostrou a sua satisfação: “Hoje foi uma longa especial. Foi rápida por vezes, mas noutras cruzamos algumas dunas onde se era lento a progredir…”
“Mas o maior problema para mim foram estas altas velocidades onde tínhamos de estar mesmo muito concentrados. Não estamos fisicamente cansados mas mentalmente. Quando vamos a altas velocidade precisamos de estar mesmo concentrados”, referiu ainda o 13 vezes vencedor do ‘Dakar’.
Fernando Alonso esteve bem, ao ser o sexto mais rápido, a menos de oito minutos de Carlos Sainz, ainda que continue fora do top dez, onde se mantém Filipe Palmeiro, co-piloto de Benediktas Vanagas, que hoje foi 17º na etapa.
Classificação após a 6ª etapa
1º Carlos Sainz/Lucas Cruz (Buggy Mini) 23h33m05s
2º Nasser Al-Attiyah/Matthieu Baumel (Toyota) + 7m46s
3º Stephane Peterhansel/Paulo Fiúza (Buggy Mini) + 16m18s
4º Yazeed Al-Rajhi/Konstantin Zhiltsov (Toyota) + 36m46s
5º Orlando Terranova/Bernardo Graue (Mini) + 43m52s
6º Mathieu Serradori/Fabien Lurquin (Century) + 50m19s
7º Giniel de Villiers/Alex Haro (Toyota) + 55m39s
8º Bernhard Ten Brinke/Tom Colsoul (Toyota) + 1h12m56s
9º Yasir Seaidan/Kuzmich Alexy (Mini + 2h00m09s
10º Beneditkas Vanagas/Filipe Palmeiro (Toyota) + 2h38m24s