Cultura

FITCM: A revelação das Funamviolistas

É hoje que o XX Festival Internacional de Teatro Cómico da Maia (FITCM) recebe um dos mais esperados espetáculos deste ano: ‘The Funamviolistas’, uma das recentes revelações das artes espanholas.

Às 21h30, no grande auditório do Fórum, o FITCM recebe ‘The Funamviolistas’, um espetáculo que tem vindo a recolher vários prémios e elogios.

A peça conta a história de três mulheres que, após serem despedidas das orquestras onde tocavam, “terminam num banco de rua numa cidade qualquer”, transformado em “suite para três instrumentos perdidos”.

“Já conhecemos a cena, dizem que os tempos estão maus”.

Nesta viagem da música ao teatro, “as três juntas dão a volta à situação, empunhando a chama ardente da criação. Tudo bem. No fim de tudo formam a sua própria orquestra. Estas três mulheres são muito peculiares e sabem o que querem”.

Entre outras distinções, ‘The Funamviolistas’ foi a Revelação 2014 dos Prémios Max das Artes Cénicas de Espanha (o galardão máximo de obras de teatro) e recebeu, em 2013, os prémios de Melhor Espetáculo de Sala da Féria de Teatro de Castilla y León e Melhor Espetáculo Musical – Prémio Talent de Madrid.

Mas a jornada de hoje do FITCM começa bem cedo, pelas 16h00, com a ‘inauguração’, uma animação de Oli and Mary Circus.

Às 21h00, chega ao exterior do Fórum da Maia ‘O intrépido Silva’, uma animação de rua da Mãozorra.

A fechar a noite, pelas 23h00, Isabel Risco leva a ‘Nabiza Girl’ ao café-teatro.

Em destaque

Subir