Economia

Fitch fustiga dívida portuguesa por temer ausência de ajuda externa

Fitch reduz nota da dívida portuguesa em três níveis, de A- para BBB-, colocando-a perto do ‘lixo’. Receios de que Portugal possam não receber ajuda externa antes das eleições de 5 de junho estiveram na base desta decisão.

A crise política justifica esta decisão da agência de notação financeira Fitch, que aumenta a pressão dos mercados sobre Portugal. O facto de o Governo persistir em escapar à ajuda externa e a instabilidade política geram dúvidas.

Outros factos que justificam a decisão da agência são a rejeição, por parte da oposição, das medidas de austeridade propostas pelo Governo no PEC 4, além dos números do défice público (8,6 por cento do PIB), muito acima das perspetivas (7,3).

Assim, a Fitch – que prevê uma consolidação orçamental apenas a partir do terceiro trimestre de 2011, com um novo Governo em funções – reduziu a nota da dívida para um nível considerado “quase lixo”.

A agência de notação duvida de que Portugal consiga cumprir a meta dos 4,6 por cento do défice, algo que estará de acordo com as previsões do Governo, depois da rejeição de medidas de austeridade.

Caso a nota da dívida desça mais um nível, será considerada ‘lixo’, o que representa um investimento arriscado, com poucas hipóteses de retorno.

Em destaque

Subir