Nas Notícias

Fique 1000 minutos sem fumar e defenda a sua saúde com uma homenagem

A hand crushing cigarettes

O tabagismo é um dos piores inimigos da saúde, está na origem de doenças e, em casos extremos, pode provocar a morte. Cerca de 1000 pessoas morrem anualmente, vítimas de Acidentes Vasculares Cerebrais (AVC), sendo que o cigarro é um dos fatores de risco. Assim, se é fumador, tem um desafio em forma de homenagem pelas vítimas: a 31 de maio, Dia Mundial Sem Tabaco, vai conseguir estar 1000 minutos sem fumar?

Todos os anos morrem em Portugal cerca de 1000 pessoas, vítimas de AVC, sendo o tabaco um dos fatores de risco que contribuem para essa fatalidade. Estima-se que entre 12 a 14 por cento dessas vítima sejam fumadores.

Assim, a Associação Nacional AVC, que lança um alerta para este dado, lançou um desafio a todos os fumadores: no Dia Mundial Sem Tabaco, ficar 1000 minutos sem fumar.

Este será um modo simbólico de alertar para o problema. E com consciências em alerta mais facilmente se combate uma realidade cruel.

Serão estes mil minutos – cerca de 16 horas e meia – o início do ponto final do tabagismo. É bem possível e não custa nada tentar.

De acordo com Clara Fernandes, presidente da Associação Nacional AVC, os mais recentes estudos revelam que “os fumadores têm uma probabilidade de sofrer AVC três vezes maior do que os não fumadores”.

“O consumo de 20 cigarros por dia, por exemplo, aumenta em seis vezes o risco de AVC. Sensibilizar a população para esta realidade deverá ser uma prioridade das entidades governamentais e de todas as instituições que trabalham em prol dos doentes e familiares”, assinala ainda Clara Fernandes.

E foi por isso que a associação liderada por Clara Fernandes decidiu lançar este desafio. É uma “homenagem a todos os portugueses que morrem anualmente vítimas de AVC no nosso país”.

Em destaque

Subir