Tecnologia

Fios das teias de aranha criam cordas de violino resistentes

teia_aranhaAranhas e violinos teriam pouca relação, não fosse a seda das teias produzidas por aqueles antrópodes produzir cordas de primeira qualidade. A descoberta pertence a um japonês, Shigeuoshi Osaki, investigador que usou milhares de fios de seda de teias de aranha e criou uma corda de violino.

As cordas de violinos feitas a partir dos fios das teias de aranha são mais resistentes e têm maior flexibilidade, o que se reflete no som: o timbre é mais “suave e profundo”, segundo explica Shigeuoshi Osaki, numa comparação entre estas cordas e as tradicionais.

A vantagem dos fios da aranha está nas características destes, aliada à capacidade de os unir sem que reste espaço entre os fios. Para produzir uma única corda, o investigador japonês – que exerce na Universidade de Medicina de Nara, localizada no Japão –, teve de torcer uma média de 4000 fios de seda de teia de aranha, sempre na mesma direção.

Posteriormente, estes milhares de fios entrelaçados uniram-se num único, num processo que se repetiu por diversas vezes. Shigeuoshi Osaki uniu, finalmente, três grupos e criou uma corda de violino.

“Não é fácil obter fios longos… Nesse sentido, fui obrigado a perceber as aranhas, a aprender, a comunicar com elas”, explica o japonês, que conseguiu criar cordas de força e flexibilidade muito superior às que se usam nos violinos, atualmente.

Shigeuoshi Osaki analisou mais de três centenas de aranhas fêmeas de uma espécie (nephila maculata) e avaliou a força de cada fio de seda, num estudo com data de 2007 e que mereceu honras de publicação no Polymer Journal, onde será reunida informação recolhida ao longo de 35 anos de trabalho deste investigador.

Com a finalidade de conseguir obter grandes quantidades de fio, de modo a poder criar cordas de violino, Osaki criou aranhas em cativeiro. A revista Physical Review Letters vai publicar, na próxima edição, todos os pormenores destas cordas com seda de aranha.

Em destaque

Subir