Motores

Finlandês Sami Selio na ‘pole position’ do GP de Portugal F1 H2 O

SamiSelioGPportugal215

Depois de ter dominado as duas primeiras qualificações o finlandês Sami Selio conseguiu baixar em mais de um segundo a sua melhor volta ao traçado desenhado no estuário do rio Douro e garantir a ‘pole position’ para o Grande Prémio de Portugal F1 H2 O de motonáutica.

O piloto nórdico realizou uma volta em 47,59s, batendo o campeão do mundo Phillipe Chiappe por duas décimas e o italiano Alex Carella por quatro, após um dia em que nem tudo lhe correu de feição.

“Falhei o primeiro treino da manhã e fui para os seguintes completamente ‘às escuras’. No entanto,depois de mudar a hélice do meu barco, mas adequada às condições da água da parte da tarde, fui melhorando o meu desempenho”, afirmou Selio após a qualificação.

AlquemziGPportugal215

“Os resultados das mudanças viram-se logo na primeira qualificação, em que fui o mais rápido em cerca de dois segundos, e depois voltei a ser o mais veloz na segunda, embora sendo mais lento. Depois na terceira sabia que tinha de melhorar para fazer a ‘pole’ e tudo correu bem”, acrescentou o finlandês.

A cerca de um segundo de Sami Selio, Shaun Torrente não conseguiu estar na luta pelo primeiro lugar da grelha, contentando-se com o quinto posto, atrás do sueco Erik Stark. Ainda assim o líder do campeonato chegou à Q3, coisa que Duarte Benavente não conseguiu por seis décimas.

DuarteBenaventeGPportugal215

“O barco estava bom, também troquei a hélice mais adequada às condições da água da parte da tarde, mas houve qualquer coisinha que falhou. Nada de especial, mas podia ter estado na terceira qualificação.

Aliás na primeira fui cerca de um segundo mais rápido do que o Al Qemzi e que o Stark, que acabaram por disputar a ‘pole’”, explicou o piloto português que assim arranca de 10.º para a prova de domingo.

Resultado da qualificação
1.º Sami Selio (Mad Croc Baba Racing) 47,59s
2.º Phillipe Chiappe (China CTIC Team) 47,75s
3.º Alex Carella (Team Abu Dhabi) 47,92s
4.º Erik Stark (Emirates Team) 48,32s
5.º Shaun Torrente (Victory Team) 47,50s
6.º Shani Al Qemzi (Team Abu Dhabi) 50,09s
7.º Youssef Al Rubayan (F1 Atlantic Team) 50,09s
8.º Ahmend Al Hameli (Emirates Team) 49,50s
9.º Jonas Andersson (Team Sweden) 49,75s
10.º Duarte Benavente (F1 Atlantic Team) 50,19s

Em destaque

Subir