Economia

Financial Times elogia Portugal e considera que vai abrir-se um novo capítulo

financial_times_logoO conceituado jornal britânico Financial Times elogia a forma como Portugal tem resolvido os graves problemas estruturais. O jornal económico destaca em quatro páginas as opções que podem recolocar o país no rumo certo.

O Financial Times deu na sua edição de hoje destaque à economia portuguesa, destacando as reformas que estão a ser feitas, as quais começam a ter alguns efeitos práticos.

A austeridade implementada pelo Governo, por diretivas da Troika, tem colocado Portugal na rota da saída da crise, embora o mesmo periódico saliente a maior recessão do país em mais de 30 anos, com a taxa de desemprego num nível recorde de 15 por cento (dados de fevereiro).

O processo TGV é um dos assuntos chamados ao artigo extenso dedicado a Portugal, enaltecendo, o jornal britânico, a desistência do Governo pelo projeto entre Lisboa e Madrid.

As medidas de austeridade não têm sido aceites com pragmatismo pelos portugueses, mas, ainda assim, o euro não tem sido posto em causa pela população.

“O Euroceticismo não tem representação política em Portugal”, referiu António Pinto da Costa, professor de política do Instituto de Ciências Sociais, citado pelo Financial Times.

As privatizações merecem também um destaque pelo periódico, considerando este que esta situação tem sido motivo de discordância política, pese embora terem sido uma ‘bandeira’ eleitoral da campanha do atual primeiro-ministro Pedro Passos Coelho.

O Financial Times descreve o país como "uma pequena nação do Atlântico” que “descobriu a maior parte do novo mundo”, fazendo de Portugal “um dos países mais importantes do século XVI”, sendo que foi o mar que abriu esse caminho, tal e qual como agora “abrirá um novo capítulo na sua história”.

Em destaque

Subir