Motores

Final dramático não rouba triunfo a Kris Meeke no México

Kris Meeke dominou o Rali do México quase do princípio ao fim, mas não se livrou de um valente susto mesmo na derradeira especial desta terceira prova do campeonato do mundo da especialidade (WRC). É que a poucos metros do final da Power Stage saiu de estrada. Por sorte não danificou o seu Citroën C3 WRC e pôde voltar à estrada e concluir o rali.

Seria terrível para a Citroën se depois de ter acertado em todas as escolhas e aproveitar uma ordem de passagem ideal na estrada na primeira o britânico perdesse a vitória mesmo sobre a meta. Felizmente tal não aconteceu.

Meeke fez quase tudo bem, e deixou para trás dois revezes em Monte Carlo e na Suécia, voltando a vencer uma prova em pisos de terra à imagem do que tinha acontecido em 2016 em Portugal e na Finlândia.

A grande diferença para o piloto da Irlanda do Norte é que desta vez Sebastien Ogier não lhe deu um minuto de descanso, tirando o momento em que o campeão do mundo fez um pião na etapa de sábado e ficou mais longe do líder.

Ainda assim Ogier fez tudo para reduzir a diferença para Meeke, sobretudo neste curto último dia. De mais de meio minuto que tinha para o britânico, o francês conseguiu encurtar a desvantagem para menos de 14 segundos. E mais importante do que isso recuperou a liderança do campeonato do mundo a Jari-Matti Latvala.

Desta vez o finlandês não conseguiu o pódio, quedando-se pela sexta posição final, reflexo dos problemas de sobreaquecimento sofridos pelos Toyota Yaris WRC no segundo dia de prova. Um pódio ao qual subiu um necessitado Thierry Neuville.

O belga, que tinha tido duas provas para esquecer em Monte Carlo e na Suécia, conseguiu finalmente um rali sem problemas, juntando ao terceiro lugar os cinco pontos adicionais da vitória na Power Stage.

Classificação final

1.º Kris Meeke/Paul Nagle (Citroën) 3h22m04,6s
2.º Sebastien Ogier/Julien Ingrassia (Ford) + 13,8s
3.º Thierry Neuville/Nicolas Gilsoul (Hyundai) + 59,7s
4º Ott Tanak/Martin Jarveoja (Ford) + 2m18,3s
5º Hayden Paddon/John Kennard (Hyundai) + 3m32,9s
6º Jari-Mattia Latvala/Miikka Anttila (Toyota) + 4m40,3s
7º Juho Haninen/Kaj Lindstrom (Toyota) + 5m06,2s
8.º Dani Sordo/Marc Marti (Hyundai) + 5m22,7s
9º Elfyn Evans/Daniel Barritt (Ford) + 8m41,8s
10º Pontus Tidemand/Jonas Andersson (Skoda) + 10m51,9s

Em destaque

Subir