Desporto

Final da Taça de Portugal pode relançar ‘leões’ e confortar ‘dragões’

Sporting e FC Porto disputam no sábado a final da Taça de Portugal de futebol, que poderá servir como um ‘prémio de consolação’ para duas equipas que viram o rival Benfica festejar a vitória no campeonato há uma semana.

De um lado do relvado do Jamor, o FC Porto, que só ‘entregou’ o título de campeão na última jornada, após uma intensa luta com os ‘encarnados’. Do outro, o Sporting, que um ano depois do ‘trauma’ de Alcochete já contabiliza uma Taça da Liga, provando resiliência que poucos esperavam.

O Sporting, que começou a pré-época com José Peseiro – após uma passagem fugaz de Sinisa Mihajlovic ainda com Bruno de Carvalho –, encontrou com o holandês Marcel Keizer alguma tranquilidade, vencendo a Taça da Liga e garantindo o terceiro lugar no campeonato.

Já o FC Porto seguiu o trabalho feito por Sérgio Conceição na época anterior e esteve em bom plano nas várias frentes em que esteve envolvido, apesar de alguma inconsistência a nível interno – perdeu vantagem de sete pontos sobre o Benfica.

Após vencer a Supertaça no início do ano, o FC Porto foi o clube português que melhor esteve na Europa, só travado pelo Liverpool nos quartos de final da Liga dos Campeões, e chega a duas finais nacionais.

A vitória dos ‘dragões’ no Estádio Nacional será um conforto para uma época em que lutou por todos os títulos nacionais até ao último jogo. A derrota deixa o clube do Porto mais uma vez sem nada para acrescentar à sua vitrina de troféus, mantendo o fraco pecúlio de apenas três títulos em seis anos – duas Supertaças e um campeonato.

A vitória do Sporting era ‘impensável’ há um ano, quando o clube estava em plena crise, com o ataque a Alcochete, as rescisões de metade da equipa e a turbulência do afastamento do então presidente Bruno de Carvalho. Se acontecer, pode relançar os ‘verdes e brancos’ para outro patamar.

A Keizer ninguém pedia muito mais, uma vez que chegou a meio da época e pode ‘fechá-la’ com dois troféus, o que já não se vê em Alvalade há 17 épocas, além de ter Bruno Fernandes, que marcou em todos os jogos da Taça, em grande forma.

Já Sérgio Conceição, teve uma época de bom nível, à qual falta, de facto, o conforto de um troféu.

Na I Liga, fez 85 pontos, o que chegava para ser campeão nos dois anos anteriores. Na Liga dos Campeões, atingiu os quartos de final, onde foi eliminado pelo Liverpool, finalista da prova. E na Taça da Liga disputou a final, que só perdeu para o Sporting nas grandes penalidades.

Este será o quarto jogo entre as duas equipas esta temporada, com o FC Porto a desempatar – após empates em Alvalade e na final da Taça da Liga –, com um triunfo há uma semana, por 2-1, na última jornada da I Liga.

Um aliciante extra, para os dois adversários: para qualquer um deles, será a 17.ª Taça de Portugal, ‘desempatando’ no segundo lugar do palmarés da prova.

Em destaque

Subir