Nas Notícias

Fim de semana trágico para baleias-piloto termina com 33 vítimas mortais

baleias piloto encalhadasDois incidentes com baleias-piloto provocaram a morte de 33 destes animais. Depois de 17 terem morrido na Florida (EUA), no sábado, um outro grupo encalhou numa praia de Fife (Escócia), com 16 das baleias a não conseguirem regressar ao mar e a morrerem na praia.

Morreram na praia, literalmente. Sábado e domingo, um total de 33 baleias-piloto encalhou em dois locais diferentes, um no oceano Pacífico (Flórida, EUA), outro no Atlântico (Fife, Escócia).

O primeiro incidente deu-se no sábado, com um grupo de 22 animais a dar à costa em Fort Pierce, no estado norte-americano da Flórida. Só cinco conseguiram salvar-se, tendo sido encaminhadas para um instituto oceanográfico, onde irão cumprir um programa de recuperação. As restantes 17 morreram na praia.

No dia seguinte, um outro grupo de baleias-piloto encalhou na costa escocesa, junto a Fife. Do total de 26 animais morreram 16, quatro dos quais eram ainda crias. Com a ajuda de humanos durante a maré cheia, as restantes dez baleias conseguiram voltar para o mar.

As autoridades escocesas estão ainda a vigiar um segundo grupo, com 24 elementos, avistado junto aos baixios de Cellardyke, a cerca de cinco quilómetros de Fife. Os especialistas aguardam que os dois grupos se unam para se orientarem em conjunto, tanto mais que o stress de Fife pode perturbar o sentido de orientação das baleias-piloto.

Em destaque

Subir