Nas Notícias

Fim de semana: A chuva e os ventos fortes estão de regresso

chuva

O mau tempo está de regresso para o fim de semana. De acordo com a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o território de Portugal vai estar, já amanhã, sob aviso amarelo devido à previsão de chuva forte, trovoada e rajadas de vento que podem atingir os 100 km/hora.

O aviso amarelo, que abrange os 18 distritos, é válido entre as 8h00 de amanhã e as 00h00 de domingo.

Segundo o IPMA, o território de Portugal continental vai estar sob aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, devido à previsão de chuva ou aguaceiros fortes acompanhados de trovoada e vento forte com rajadas na ordem dos 80 quilómetros por hora, que podem chegar aos 100 quilómetros por hora nas terras altas.

Para o distrito de Faro, ainda de acordo com a previsão do instituto, o aviso amarelo é também referente à agitação marítima, devido às ondas de sueste com dois a metros metros entre as 6h00 e as 15h00 de sábado.

O aviso amarelo é emitido sempre que existe uma “situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica”.

Já o arquipélago da Madeira está sob aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, durante o dia de hoje, face à previsão de chuva forte e trovoada.

O aviso laranja é o segundo mais grave de uma escala de quatro e refere-se a uma situação meteorológica “de risco moderado a elevado”.

As regiões montanhosas da Madeira estão também sob aviso amarelo devido à previsão de vento forte do quadrante sul, com rajadas da ordem dos 90 quilómetros por hora, desde as 12h00 e até às 23h59 de hoje.

No continente, o IPMA prevê céu geralmente muito nublado, períodos de chuva ou aguaceiros, que poderão ser por vezes fortes e acompanhados de trovoada, vento moderado a forte do quadrante sul, com rajadas da ordem dos 65 quilómetros por hora a partir da tarde, tornando-se de noroeste a partir do final da tarde.

Nas terras altas, o vento soprará forte, com rajadas da ordem de 90 quilómetros por hora.

Em destaque

Subir