Velocidade

Fim de linha para o Circuito da Boavista

CircuitoBoavistaCancelado114CircuitoBoavistaCancelado114 600O Circuito da Boavista não será realizado em 2015, segundo confirmou a Câmara Municipal do Porto esta quarta-feira, deixando Portugal fora do campeonato do mundo de carros de turismo (WTCC), como vinha sendo hábito nos anos ímpares.

Na origem do cancelamento está o facto do Turismo de Portugal não aceitar custear o spot publicitário pago ao Eurosport – promotor do WTCC – em edições anteriores.

A autarquia, através da empresa municipal Porto Lazer, garantia toda a logística para a prova, mas o corte da verba por parte da entidade estatal ligada ao turismo “irredutível quanto à decisão de corte total de apoios” não deixou à autarquia outra alternativa senão abdicar do evento.

A Câmara Municipal do Porto garante que “procurou viabilizar a realizar o Circuito da Boavista através de formas alternativas e sustentáveis. Envolveu, para isso, diversos parceiros e organizadores, nacionais e internacionais sem, contudo, ter obtido garantias de qualidade e sustentabilidade do circuito”.

CircuitoBoavistaCancelado214 600O comunicado da autarquia liderada por Rui Moreira refere ainda que teria de dispender perto de três milhões de euros na prova, e ao assumir a despesa sozinha colocaria em causa as contas do município hipotecando outros investimentos e compromissos considerados fundamentais para a cidade.

Assim perde-se para o automobilismo um evento que tem tradições que remontam aos anos de 1950, e que foi reavivado em 2005 pela presidência, pois nem sequer estão previstas provas de menor importância no circuito da Boavista, como o Grande Prémio Historico do Porto.

Em destaque

Subir