Mundo

Fim da mudança da hora agrada aos pais

As associações de pais receberam com satisfação a notícia de que a Comissão Europeia vai propor o fim da mudança de hora, garantiu Jorge Ascenção, lembrando as vantagens para as crianças.

Em declarações à Renascença, o presidente da Confederação Nacional das Associações de Pais (Confap) salientou que, passando a haver um horário, as crianças vão conseguir sair da escola no inverno ainda antes do anoitecer.

“É triste, depois de um dia de trabalho, as crianças estão cansadas, às 17h00 começa a ser noite e estão a ter aulas. Além do cansaço, já a própria noite está a convidá-las, em termos psicológicos, a relaxar, a deixar o trabalho”, sustentou.

A concretizar-se o fim da mudança da hora, como defenderam oito em cada dez europeus que responderam à consulta pública, as crianças que saírem da escola às 17h00 no inverno ainda vão ter luz do dia.

“Mesmo em termos de segurança na deslocação escola-casa, é muito mais seguro e tranquilo para as famílias saberem que os filhos saem às 17h30/18h00. Nem todos os podemos ir buscar à escola, normalmente, de manhã, uma boa parte de nós consegue levá-los, ir buscá-los é um pouco mais complicado devido aos horários laborais e eles ainda têm a luz do dia para chegar a casa”, reforçou Jorge Ascenção.

De acordo com a Comissão Europeia, 84 por cento das respostas à consulta pública foram favoráveis ao fim da mudança da hora.

Este inquérito europeu foi, de longe, o mais participado de sempre, com mais de 4,6 milhões de contributos.

Em destaque

Subir