Cultura

Russo Gérard Depardieu, como Estaline, grava filme no Buçaco

Gerard DepardieuO russo Gérard Depardieu, nascido em França, vai ser José Estaline num filme realizado por Fanny Ardant. As gravações vão decorrer no Buçaco, em Portugal, com Depardieu e atores franceses e portugueses. A rodagem do filme começa na próxima segunda-feira.

Nascido em França mas cidadão russo para fugir aos impostos, Gérard Depardieu vem a Portugal para gravar o próximo filme.

Em ‘Et derrière moi une cage vide’, com realização de Fanny Ardant, o ator que em 2013 (ano de brutal aumento de impostos em França) renunciou à cidadania gaulesa e aceitou a russa (oferecida pelo Presidente, Vladimir Putin) vai interpretar José Estaline, o temível ditador da União Soviética.

O filme vai ser inteiramente rodado em Portugal, mais propriamente no Buçaco.

De acordo com a sinopse apresentada pela produtora Alfama Films, ‘Et derrière moi une cage vide’ baseia-se no romance ‘Le divan de Staline’ (2013), de Jean-Daniel Baltassat.

Na história, a amante de Estaline, Lidia, envolve-se numa relação com Danilov, um jovem pintor que vai a uma casa de campo do ditador para apresentar o esboço de um monumento ao mesmo Estaline.

Além de Gérard Depardieu, o cartaz vai incluir atores portugueses, como Lídia Franco, Joana de Verona e Miguel Monteiro, e franceses, como Emanuelle Seigner e Paul Hamy.

A produção envolve, para além da Alfama Films, a Leopardo Filmes.

A atriz Fanny Ardant assina a realização de ‘Et derrière moi une cage vide’, o terceiro filme, depois de ‘Cendres et sang’ (2009) e ‘Cadences obstinées’ (2013).

Em destaque

Subir