Cultura

Filme de Clooney abre Festival de Veneza

O mais recente filme de George Clooney, como realizador, ‘The Ides of March’, inaugura a 68.º edição do Festival de Cinema de Veneza, na próxima quarta-feira. O evento reúne este ano um conjunto de obras inéditas de grandes nomes do cinema, tais como Roman Polanski, David Cronenberg, Abel Ferrara e Johnnie To, que marcarão a sua estreia mundial no festival.

Por já ser mote de polémica, o filme de um dos mais conhecidos atores de Hollywood, George Clooney, vai marcar o início do Festival de Veneza, com a sua quarta obra no papel de realizador.

A trama passa por relatar muito do que hoje se assiste no mundo corrupto da política e junta o próprio realizador, como protagonista, a Ryan Gosling, também como protagonista, que ultimamente tem estado envolvido em múltiplos projetos. ’The Ides of March’ vai correr lado a lado com mais 22 filmes, que também se encontram na disputa.

O festival mais antigo da Europa vai mostrar durante 10 dias, até 10 de setembro, muitas obras de cinema, de diferentes géneros e da autoria de realizadores de renome. Outras das estreias que salta à vista é ‘Carnage’ do cineasta Roman Polanski, que também está nomeado para o Leão de Ouro.

Curiosamente, o guião foi escrito pelo mesmo durante a prisão domiciliária que cumpriu, após acusação de ter mantido relações sexuais com uma menor há 33 anos, e conta com um elenco formado por Jodie Foster, Kate Winslet, Christoph Waltz e John C. Reilly. No entanto, o realizador não poderá estar presente devido aos seus problemas com a lei, dado os acontecimentos passados.

O canadense David Cronenberg também concorrerá com ‘A Dangerous Method’, que relata os conflitos entre os pais da psicanálise – Carl Jung e Sigmund Freud -, interpretados por Michael Fassbender e Viggo Mortensen respetivamente. À semelhança deste, o russo Alexander Sokurov também traz ‘Faust’ e o americano Todd Solondz traz ‘Dark Horse’ a Veneza.

A presença de Al Pacino com o seu filme ‘Wilde Salomé’, que estará fora da competição do festival, também tem sido ressalvada junto dos média, por ser a sua terceira longa-metragem na sua carreira como realizador.

No total, 22 filmes integrarão a competição oficial do festival cinematográfico italiano, que decorre de 31 de agosto a 10 de setembro. E o homenageado escolhido para 2011 é o realizador italiano Marco Bellocchio.

Em destaque

Subir