Cultura

Filme de Almodóvar muda de nome e Scorsese leva com as culpas

almodovar silencio

‘Silence’ ou ‘Silêncio’? Julieta, claro. Pedro Almodóvar mudou o nome do filme que está a terminar porque Martin Scorsese deverá estrear um na mesma altura. Em vez de ‘Silêncio’, o espanhol vai lançar ‘Julieta’, enquanto o norte-americano está a concluir o ‘Silence’.

São coincidências a mais e, para evitar distrações, Pedro Almodóvar revelou que escolheu um novo título para ‘Silêncio’: o filme vai agora chamar-se ‘Julieta’.

Tudo isto porque Martin Scorsese está a acabar ‘Silence’, um filme que deverá estrear na mesma altura, por volta de março do próximo ano.

“Scorsese e eu terminámos as respetivas rodagens e já sabemos que estaremos ao mesmo tempo nos ecrãs no próximo ano, na mesma época”, justificou Almodóvar, citado pela produtora, a El Deseo.

Foi quando ambos começaram a pré-produção que se aperceberam que os títulos eram demasiado semelhantes…

“Nessa altura não lhe dei importância”, reconheceu Almodóvar: “Pensava impor em todos os mercados o título em espanhol, que soa muito diferente de ‘Silence’”.

Porém, o realizador apercebeu-se que, para além do colega de profissão, também um escritor se prepara para reeditar um ‘Silêncio’: foi o nome que Shûsaku Endô escolheu para a obra que relata a presença dos missionários jesuítas no Japão do século XVII.

“Considero demasiados silêncios na mesma altura e prefiro evitar enganos futuros”, reforçou Pedro Almodóvar, o realizador de… ‘Julieta’.

Em destaque

Subir