Categorias: CulturaNas Notícias

Filme “Ave Rara” de Vasco Saltão vence competição nacional do Curtas de Vila do Conde

O filme “Ave Rara”, de Vasco Saltão, venceu o prémio de melhor filme da competição nacional no festival Curtas de Vila do Conde, anunciou hoje a organização.

De acordo com o palmarés da 27.ª edição do festival, o grande prémio da competição internacional foi atribuído à espanhola Elena López Riera, pelo filme “Los Que Desean”, enquanto “Purpleboy”, de Alexandre Siqueira, foi considerado o melhor filme de animação, “Demonic”, de Pie Borg, o melhor documentário, e “Les Extraordinaires Mésaventures de la Jeune Fille de Pierre”, de Gabriel Abrantes, a melhor ficção.

O prémio do público da competição internacional foi dado a “Pânico na Aldeia – A Feira Agrícola”, dos repetentes Stéphane Aubier e Vincent Patar.

Na competição nacional, “Ave Rara”, protagonizado por Gustavo Sumpta, com produção da Terratreme, levou o prémio de melhor filme, enquanto o prémio Kino Sound Studio, de 4.000 euros em serviços de pós-produção para o melhor realizador, foi entregue a Mariana Gaivão, por “Ruby”.

Gabriel Abrantes surge a duplicar no palmarés, por ter sido também premiado pelo público da competição nacional com “Les Extraordinaires Mésaventures de la Jeune Fille de Pierre” (que será o candidato do Curtas aos prémios europeus de cinema), algo que também acontece com “Purpleboy”, que recebeu o prémio de aquisição Movistar+.

A secção Take One!, dedicada às escolas de cinema, foi vencida por Tomás Paula Marques, da Escola Superior de Teatro e Cinema, de Lisboa, com “Em Caso de Fogo”, tendo Maria Teixeira, da Filmuniversitat Babelsberg Konrad Wolf, de Potsdam, na Alemanha, recebido a distinção de melhor realização com “Inside Me”.

O vídeo para a canção “Mesa para Dois no Carpa”, de David Bruno (também conhecido por dB, dos Conjunto Corona), realizado por Francisco Lobo, ganhou a competição de vídeos musicais.

O prémio para melhor filme experimental foi atribuído a “Suspended Island”, de Jane e Louise Wilson, enquanto “A Gata Butterboo”, de Emilie Pigeard, foi galardoado na secção Curtinhas.

O filme “Nesta Football Club”, de Yves Piat, foi distinguido na secção My Generation.

A 27.ª edição do Curtas, que termina hoje em Vila do Conde, decorreu desde dia 06 de julho, tendo dado destaque à carreira do norte-americano Todd Solondz e do lusoangolano Carlos Conceição.

Lusa

Partilhar
Publicado por
Lusa
Etiquetas: Cinema

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 3 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 3 de…

há % dias

Portugal é o sétimo país europeu mais atrativo para investir em hotelaria

O estudo ‘2024 European Hotel Investor Intentions Survey’, levado a cabo pela CBRE, concluiu ainda…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

3 de maio, nasce Maquiavel, que combate a ética cristã

Nicolau Maquiavel nasceu em Florença, Itália, a 3 de maio de 1469. Historiador, poeta, diplomata…

há % dias

2 de maio, morre Leonardo da Vinci, o maior génio da História

Leonardo da Vinci recorda-se a 2 de maio, dia da morte do maior génio da…

há % dias

Ciberataques ao setor financeiro aumentaram 53% devido ao aumento dos serviços bancários online

O relatório Threat Landscape Report, da S21sec, garante que os atacantes adaptaram as suas técnicas…

há % dias