Desporto

Filipa Martins ambiciona ser finalista na Ginástica Artística em Glasgow

A ginasta portuguesa Filipa Martins quer ser finalista nos Campeonatos Europeus de Ginástica Artística Feminina que hoje começam em Glasgow, e contribuir para uma boa prestação do coletivo nacional.

Concentrada nas provas de paralelas assimétricas e trave, a ginasta assume pretender chegar às fases finais, tendo em conta que “os treinos correram bem”, disse à agência Lusa na cidade escocesa.

A ginasta do Sport Clube do Porto, 37.ª no Rio2016, a melhor classificação na ginástica artística olímpica portuguesa, está ainda a recuperar de uma operação feita em janeiro ao tornozelo direito.

Mesmo assim, em junho terminou na quarta posição a final de trave na Taça do Mundo de ginástica artística, disputada em Guimarães, depois de ter conquistado a prata nas paralelas assimétricas na mesma competição.

Apesar dos objetivos individuais e da ambição de ir aos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, a ginasta de 22 anos está consciente do objetivo coletivo, que é o de somar pelo menos 147 pontos.

A delegação de ginastas seniores inclui Mariana Marianito, do Lisboa Ginásio Clube, que vai competir em saltos, trave e solo, e que espera obter uma boa classificação para a equipa.

“Apoiamo-nos umas das outras, somos unidas, o que é importante”, vincou.

Presente pela quarta vez em campeonatos europeus, Mariana Pitrez, do Acro Clube da Maia, vai disputar saltos, paralelas assimétricas e trave, enquanto que as estreantes Leonor Silva e Beatriz Dias concorrem em solo e em saltos, paralelas e solo, respetivamente.

Se Leonor Silva vê estes campeonatos como um degrau na ascensão a provas mundiais, já Beatriz Dias pensa em obter o estatuto de estudante atleta que lhe proporcione condições favoráveis de acesso à universidade, dentro de dois anos.

“Gostava de ser pediatra”, confessou a ginasta de 17 anos.

A delegação portuguesa inclui ainda a júnior Beatriz Cardoso, de 15 anos, apurada em junho para os Jogos Olímpicos da Juventude 2018, que se irão realizar em outubro, em Buenos Aires, o que elevou as expectativas do Presidente da Federação de Ginástica de Portugal, João Paulo Rocha.

“É uma jovem que teve evolução assinalável nos últimos anos e espera-se que consiga algo de relevo. Se olharmos para a qualificação, podemos pensar que pode ir à final”, adiantou.

O dirigente assume como objetivo repetir pelo menos o 16.º lugar na classificação por equipas conquistado em 2016 no Europeu de Ginástica Artística Feminina.

Os Campeonatos Europeus de Ginástica Artística Feminina decorrem entre hoje e domingo no recinto SSE Hydro, enquanto que os Campeonatos Europeus de Ginástica Artística Masculina têm lugar ente 09 e 12 de agosto.

Ambos fazem parte dos campeonatos da Europa de seis modalidades que decorrem em Glasgow entre hoje e 12 de agosto, que além da ginástica inclui ciclismo, natação, remo, triatlo e golfe e nos quais participam, no total, 60 portugueses.

Em destaque

Subir