Insólito

Filhos tentam anular casamento do pai, de 101 anos, com mulher mais nova

O casamento de Francisco Marcolino, de 101 anos, com a empregada da família, que tem 52 anos, em Bragança, está em risco de tornar-se nulo devido a processos judiciais iniciados pelos filhos do idoso, que acusam a mulher de querer ficar com a fortuna do pai.

Francisco tem uma fortuna avaliada em “cerca de dois milhões de euros”, pelo que os filhos garantem que se o pai quisesse casar com aquela que foi a empregada de família durante mais de 30 anos, “tê-lo-ia feito enquanto estava capaz e não agora que se encontra totalmente dependente”.

O idoso tem quatro filhos, todos do primeiro casamento. É viúvo há 28 anos e terá sido a esposa a contratar a empregada.

O casamento decorreu no passado dia 04 de maio no Registo Civil de Ribeira de Pena, distrito de Bragança.

Manuel Marcolino Jesus, um dos filhos, afirma que o pai sempre foi independente até há cinco anos. A partir daí, o filho alega que o pai começou a “ficar incapaz, com um agravamento do estado de saúde, sobretudo nos últimos dois anos”.

O filho ainda relata vários casos de urgência no Hospital de Bragança, onde nos históricos do pai são referidos “síndrome demencial”, “totalmente dependente” e que é acompanhado “por uma empregada que fornece a história” do paciente.

Para além disto, Manuel alega que desde há cinco anos que “só numa conta [bancária] faltam mais de 319 mil euros e mais de 200 mil noutra”.

Desta forma, os filhos de Francisco iniciaram dois processos-crime por abuso de confiança contra a mulher e exigiram um inventário dos bens, que reuniu uma fortuna de “cerca de dois milhões de euros em dinheiro e propriedades”.

Os filhos ainda criticam a funcionária do registo que fez o casamento perante ao estado em que Francisco se encontrava, apesar das testemunhas e atestados médicos que garantiam que o homem estava mentalmente capaz. Foram então também apresentadas queixas-crime contra os médicos que passaram tais atestados.

Por fim, a agência Lusa acrescenta que os filhos vão avançar com uma ação de anulação do casamento.

Em destaque

Subir