Nas Notícias

Filho abandona mãe cega de 89 anos debilitada e sem higiene

idoso_abandonadoEm dificuldades físicas, a mulher foi encontrada por uma brigada de apoio a idosos, em Lisboa, na sua casa, em estado de subnutrição e desidratação, num ambiente sem higiene. A invisual, de 89 anos, fora abandonada pelo filho e estava deitada numa cama. Está internada no Hospital de São José e será transferida para um lar, quando tiver alta. Já o filho será sujeito a exames psicológicos. O Ministério Público está a investigar o caso.

A mulher vive com o filho, mas era comum ser deixada sozinha em casa. Uma associação que presta apoio a idosos, ‘Vassouras e Companhia’, encontrou a invisual em casa, localizada no centro de Lisboa, na freguesia de São José.

Estava deitada no leito há dias, com fralda suja, e numa cama sem o mínimo de higiene. Segundo adianta o Jornal de Notícias, a mulher vive com o filho de 50 anos. Mas os vizinhos relatam que era comum ser abandonada.

Dependente de terceiros, a mulher não conseguia alimentar-se. Foi encontrada por uma brigada de apoio a idosos em estado de subnutrição, desidratada, em estado muito debilitado.

Os técnicos de Ação Social visitaram a idosa e pediram a intervenção do INEM e, mais tarde, o Ministério Público, que investigam este tratamento negligente.

Entretanto, a mulher foi transportada para o Hospital de São José, em Lisboa. Quando receber alta, vai ser transferida para um lar da Santa Casa da Misericórdia. O filho será submetido a exames de avaliação psicológica.

 

Em destaque

Subir