Nas Notícias

Figuras públicas gravam vídeo a favor da despenalização da eutanásia

O Movimento Cívico para a Despenalização da Morte Assistida lançou, esta sexta-feira, um vídeo com depoimentos de mais de 40 personalidades a favor da lei que regula a eutanásia. Há quatro projetos de lei sobre a morte medicamente assistida a ser debatidos no parlamento no mês de maio. Veja o vídeo.

Diversas figuras públicas de diferentes áreas, como Ana Zanatti, Bruno Nogueira, José Luís Peixoto ou Rita Blanco, juntaram-se num vídeo para apelarem à despenalização da eutanásia, numa mensagem dirigida diretamente aos deputados.

Ao longo de pouco mais de três minutos, as diversas figuras públicas apelam para que “quando chegar o final da minha vida, quero poder decidir não sofrer mais”.

Pilar del Rio, mulher de José Saramago, afirma, no vídeo, que “despenalizar a eutanásia é um sinal de respeito social e democrático”.

Outro dos argumentos ouvidos é que a regularização da eutanásia “não é liberalizar a morte assistida”, mas sim “aceitar a decisão do doente e permitir assistir a morte desta pessoa para evitar uma prolongada agonia”.

A página do Facebook do Movimento Cívico para a Despenalização da Morte Assistida, onde o vídeo foi publicado, a eutanásia é punida com penas que podem ir até aos três anos de prisão.

A 29 de maio, na Assembleia da República, serão debatidos quatro projetos de lei para despenalziar e regular a morte medicamente assistida em Portugal.

O Pessoas-Animais-Natureza (PAN) foi o primeiro a apresentar um projeto, seguindo-se do Bloco de Esquerda, do PS e do Partido Ecologisa “Os Verdes” (PEV)

O vídeo termina da seguinte forma: “Parece simples, não é? E é. Basta dizer sim aos projetos que propõem a despenalização da eutanásia”. Veja.

Figuras públicas apelam à despenalização da morte assistida

Em Portugal, atualmente, a eutanásia é um crime punido com pena de até três anos de prisão. A 29 de maio serão votados projetos de lei de vários partidos que propõem a sua despenalização. Partilha este vídeo se concordares que a decisão das pessoas tem de ser respeitada e que a prepotência e o autoritarismo não se pode sobrepor ao direito de cada pessoa a morrer com dignidade.O Movimento Cívico pela Despenalização da Morte Assistida agradece, pela participação no vídeo, a Rita Blanco, Manuel Luís Goucha – TVI, Bruno Nogueira, Joana Seixas, Marisa Matias, Anabela Mota Ribeiro, António-Pedro Vasconcelos, Aldina Duarte, Pilar del Río, Jorge Palma, Miguel Costa, Paulo Furtado (The Legendary Tigerman), João Semedo, Sobrinho Simões, Diana Andringa, Miguel Nunes, Julio machado vaz, Fausto Bordalo Dias – Página Oficial, Mário Nogueira, Maria do Rosário Gama, Miguel Guedes, Julie Sergeant, Rogério Alves, Ana Zanatti, José Luís Peixoto, Tiago Rodrigues, Sampaio da Nóvoa, Fernando Alves, António Capelo, Sérgio Godinho, Bruno Maia, Teresa Pizarro Beleza, Francisco Teixeira da Mota, Gilberto Couto, Machado Caetano, Inês Ferreira Leite, Jorge Espírito Santo, Eurico Reis, Ana Drago, Susana Oliveira, Tiago Silveirinha, Magda Alves, Filipe Santos, José Luís Costa, Ana Feijão, Iara Pampim, Rui Almeida, Tânia Margarido, Nuno Brito, Érica Postiço, Ana Paula Figueiredo, David Sher, Ana Eustáquio, Mariana Olho-Azul, Adriana Afonso, Mariana Venes, Judite Álvares, Daniel Carapau, António Gomes da Silva, Sílvia Patrícia Lino e Filipe Matos.

Publicado por Movimento Cívico para a Despenalização da Morte Assistida em Sexta-feira, 11 de Maio de 2018

Em destaque

Subir