Desporto

FIFA pode impedir empates na fase de grupos do Mundial com 48 equipas: Vai a penáltis

O The Times revela que a FIFA está a estudar uma medida drástica para acabar com os empates nos Mundiais: o desempate por penáltis até mesmo na fase de grupos.

A ser implementada, a medida será estreada na fase final do Campeonato do Mundo de 2026, supostamente o primeiro com 48 seleções.

“Todos querem um aumento. Uns pedem 40 seleções, outros querem 48”, argumentou, em novembro, o presidente da FIFA, Gianni Infantino.

Desde então, segundo o The Times, o dirigente tem vindo a reunir com várias federações (na maioria, as de língua francesa) para debater as várias alterações ao Campeonato do Mundo, que não se limitam à já famosa possibilidade do árbitro recorrer ao vídeo.

A medida que mais tem surpreendido os agentes do setor é a ‘proibição’ dos empates na fase de grupos.

Para forçar a busca pelos três pontos, Infantino admite ‘castigar’ as seleções que terminaram empatadas com o recurso às grandes penalidades no final dos 90 minutos.

Neste modelo, a fase final terá início com um playoff envolvendo 32 seleções, com os 16 vencedores a juntarem-se, numa fase de grupos, às outras 32 seleções já apuradas.

Refira-se que este modelo de 32 seleções (sem o playoff, portanto) é o que vai vigorar nos Mundiais de 2018 e 2022.

Em destaque

Subir