Mundo

Ficou rico à custa de um hotel com serviço vergonhoso

Imagine que ficou desagradado com os serviços prestados pelo hotel onde pernoitou. Certamente, iria pensar no livro de reclamações e deixar o seu testemunho. Um jovem de Nova Deli, na Índia, teve outra ideia. E graças a ela ficou multimilionário. A empresa Oyo Rooms, que criou, fatura mais de 3,5 milhões de dólares por mês.

Ritesh Agarwal tem 21 anos e muito dinheiro na conta bancária. Tudo graças a uma ideia. Este jovem é a prova de que um problema é uma oportunidade de negócio.

Empreendedores, isto interessa-vos. Não adianta chorar sobre o leite derramado, certo? E confortar o nosso ego com uma reclamação não nos dá mais do que isso mesmo: conforto do ego.

Foi este o pensamento do jovem Ritesh Agarwal, quando teve de recorrer a um hotel na Índia. Uma curiosidade: só foi para o hotel porque ficou fechado na rua, por se ter esquecido da chave do seu apartamento.

Ritesh contava então 18 anos. Na unidade hoteleira, deparou-se com um serviço vergonhoso: a rececionista adormeceu ao balcão, o colchão da cama estava sujo e rasgado, as tomadas não tinham eletricidade, as casas de banho apresentavam fugas de água.

Mas não é tudo. Quando Ritesh Agarwal pensou que o pesadelo tinha acabado e se preparava para abandonar o hotel, ficou a saber que o seu cartão bancário era inútil, já que não havia o serviço de pagamento automático.

O jovem indiano teve uma ideia, mas precisava de uma informação essencial: aquele hotel era uma amostra da realidade na Índia, ou apenas um das poucas exceções à regra?

A resposta permitiu a Ritesh Agarwal avançar com uma ideia que fez de si multimilionário. Criou a empresa Oyo Rooms, uma rede de hotéis com selo de qualidade.

Em apenas quatro anos, o jovem conseguiu chegar a mais de 2100 hotéis, em mais de 100 cidades da Índia, tem mais de 1500 funcionários e uma faturação que ronda os 3,5 milhões de dólares por mês.

A Oyo Rooms trabalha com os hotéis existentes naquele país. Analisa as instalações, melhora-as e dá formação aos funcionários (não adormecer é regra básica).

O passo seguinte é avaliar cada unidade hoteleira – que terá de apresentar preços baixos. Caso cumpra todos os requisitos, recebe um selo de qualidade Oyo, que é um modo das unidades hoteleiras aumentarem exponencialmente as suas receitas.

Ora, este selo de qualidade tornou-se tão relevante na Índia que a esmagadora maioria dos hotéis tenta obtê-la.

Além de ganhar dinheiro com os serviços que presta, a Oyo Rooms garante uma percentagem da receita do hotel. A conta bancária de Ritesh Agarwal engordou e o seu projeto tornou-se inspirador.

Entretanto, foi criada uma aplicação para que os hóspedes possam fazer reservas de quartos, chegar mais facilmente aos hotéis e, quando se hospedam, solicitar diferentes serviços.

Ritesh Agarwal é a prova de que num problema mora uma oportunidade. E que é possível ter o ego em conforto sem utilizar o livro de reclamações.

Veja o vídeo de promoção da Oyo.

Em destaque

Subir