Apresentações/Novidades

FIAT faz renascer ícone 124 Spider

Fiat124Spider115

A FIAT resolveu ‘ressuscitar’ um ícone da década de 1970; o 1214 Spider. Um descapotável que apela ao que de melhor e mais simples a engenharia e o design automóvel italianos puderam construir numa determinada era da sua história.

Foi no Salão de Los Angeles que a marca de Turim revelou o novo modelo que deverá ser comercializado nos mercados europeus a partir da segunda metade de 2016.

Trata-se de ‘roadster’ com um visual completamente novo – saído do Centro Stile da marca em Turim, que apenas em conceito se assemelha ao seu antepassado do século XX.

Fiat124Spider215

As óticas são ovaladas e fazem lembrar alguma concorrência nipónica – ou não surgisse o modelo de uma colaboração com a Mazda –, e enquadram uma grelha que também se assemelha a modelos da mesma origem. Na secção traseira dominam farolins trapezoidais, que tal como os faróis dianteiros são em LED.

Mas este FIAT é ligeiramente mais comprido que o MX5, embora a distância entre eixos seja a mesma, como idêntico é o para-brisas, encaixes, capota de tecido manual e protecção de capotamento.

Esta imagem Mazda prolonga-se ao interior do novo 124 Spider, ainda que, sendo um Fiat, faz mais concessões à tecnologia, possuindo um tablier que integra um ecrã tátil de sete polegadas no centro do sistema de infoentretenimento, bem com um sistema de som Bose que inclui nove altifalantes e subwoofer.

Fiat124Spider315

Mecanicamente é onde se encontram as maiores diferenças, pois se este ‘roadster’ se mantém fiel à tradição da tração posterior, o motor é o MultiAir Turbo de 1,4 litros, com 140 cv /(103 kw), com um binário máximo de 240 Nm.

Este bloco está associado a uma caixa manual de seis velocidades, contrariamente ao que sucede com a versão de 160 cv apenas disponível para o mercado norte-americano, que recebe uma transmissão automática.
Haverá uma versão mais desportiva deste Fiat 125, o Abarth, que deverá receber para-choques mais agressivos e um motor mais potente do motor MultiAir II.

Em destaque

Subir