Apresentações/Novidades

Fiat Chrysler obrigada a recolher mais de 500 mil Dodge Ram

DodgeRam215

A Fiat Chrysler vai ter de recolher e reparar mais de 500 mil unidades da ‘pick-up’ Dodge Ram e outros modelos, como parte da maior ação legal contra um construtor automóvel da história dos Estados Unidos.

O grupo italo-americano enfrenta um processo em tribunal que lhe deverá custar uma multa que pode ir até 105 milhões de dólares por parte dos reguladores de segurança rodoviárias devido a defeitos de fabrico nos seus veículos Chrysler

As maiores preocupações centram-se nas Dodge Ram – a ‘pick-up’ que mais vende no mercado norte-americano –, nas quais foi detetada uma falha grave, já que os depósitos de combustível se situam atrás do eixo posterior e potenciam um derrame em caso de colisão traseira, causando incêndio e possível explosão.

Pelo menos 75 pessoas morreram com consequência destes acidentes, apesar do presidente da Fiat Chrysler manter a tese de que as Ram era seguras comparáveis comparando com modelos da mesma altura.

DodgeRam115

Tanto a recolha de veículos Jeep como Ram fazem parte de um largo acordo entre o construtor e o governo americano, face a acusações de má contuda por parte da Chrysler em 23 recolhas anteriores respeitantes a mais de 11 milhões de veículos.

Para além das penalizações civis, a Fiat Chrysler concordou em que as reparações fossem monitorizadas por uma entidade independente e pela própria supervisão federal americana.

Não é claro o número de Dodge Ram que o construtor de Detroit terá de recolher, mas as somas de dinheiro envolvidas poderão ser substanciais. O consentimento de recolha exige que a Fiat Chrysler concorde em readquirir e notificar os proprietários de que têm direito à devolução do dinheiro e outros incentivos.

Em destaque

Subir