Fórmula 1

FIA quer fornecedor único para diversos órgãos dos Fórmula 1

A Federação Internacional do Automóvel (FIA) pretende que diversos órgãos dos monolugares de Fórmula 1 sejam componentes padrão e sejam provenientes de um só fornecedor.

Entre os órgãos internos dos F1 que a FIA pretende ‘standartizar’ estão os que se relacionam com a caixa de velocidades, jantes e diversos sistemas de travões. Mas não se fica por aí.

Na ‘mira’ da entidade federativa estão também vários componentes do circuito de carburante – como bombas de combustível e elementos situados entre o depósito de combustível e as bombas. Tudo a ser implementado dentro de dois anos.

A FIA quer que estas medidas – que visam a contenção de custos na disciplina máxima do automobilismo – estejam em vigor num período que vai de 2021 a 2024, prevendo um período de preparação de modo a que os parceiros técnicos interessados possam elaborar um dossier.

Nikolas Tombazis, responsável técnico da entidade federativa, lembra todos os apelos feitos pela FIA para 2021 e que a entidade reguladora da F1 pode decidir sem ir até ao fim dos procedimentos pretendidos se verificar que as expetativas económicas não se materializem ou se algum candidato não satisfizer os critérios anunciados.

Os potenciais interessados a fornecedor único de componentes do circuito de combustível da F1 têm até 15 de junho deste ano para avançarem, ao mesmo tempo que a Federação Internacional dará a conhecer a sua decisão um mês mais tarde.

Em destaque

Subir