Motores

FIA aprova renovação do traçado grande de Nurburgring

NurburgringRenovacao215

A Federação Internacional do Automóvel (FIA) deu a sua aprovação a uma renovação do traçado grande de Nurburgring – o famoso Nordeschleife – visando uma limitação da velocidade da pista que costuma ser palco da mais famosa prova de 24 horas realizada em solo alemão.

Depois de examinar o pedido de licença apresentado pelos proprietários do circuito (a Nurbugring GmbH), a comissão de circuitos da FIA deu o seu aval a um painel de sete medidas a colocar em marcha pelo diretor do traçado germânico.

Carsten Schumacher fez saber que na “sequência do acidente ocorrido na primavera passada, no qual um espetador perdeu a vida após uma saída de pista de um Nissan GT-R GT3 Nismo, foram decididas sete medidas a implementar como preparação para o calendário do próximo ano”.

“Se as condições climatéricas permitirem, os trabalhos no Nordschleife começarão a meio de Novembro e vão prolongar-se até ao início de Março”, fez ainda saber o responsável da Nurburgring GmbH.

Uma das secções do traçado germânico a serem renovadas é a Dottinger Hohe, onde será montada uma vedação suplementar para fechar a estrada B258, que é paralela à pista, e num setor rápido de 700 metros.

NurburgringRenovacao115

A segunda área é Hocheichen, com a instalação de rails para fechar a estrada agrícola paralela à pista. Seguindo-se a Flugplatz, com a renovação do tapete de asfalto numa extensão de 500 metros para debelar as bossas que ali existem. Na primavera passada esta parte sofreu melhorias com rails suplementares e um prolongamento da barreira de pneus.

O quarto local é Schedenkreuz, que passa a ser uma zona regulamentada fechada a espetadores do lado direito da pista, com instalação de ralis do lado esquerdo.

Em Metzgesfeld serão instaladas vedações suplementares, com rails metálicos de forma a reforçar a vedação da zona de campismo existente do lado direto da pista, enquanto em Wippermann será montados novos rails.

Nos esses Stefan Bellof serão montados rails suplementares junto à pista, logo atrás das barreiras de segurança.

“Com estas medidas esperamos melhorar a segurança do Nordeschleife, esperando pela inspecção final da FIA e da DMSB (Federação Alemã de Automobilismo) e aprovação por três anos desta renovação ”, adiantou ainda Carsten Schumacher.

A pista, que tem mais de 24 quilómetros de extensão poderá assim manter-se em atividade com todas condições, antes de nova modernização em 2019.

Em destaque

Subir