Nas Notícias

Festival Marés Vivas amigo do ambiente

Festival Marés Vivas está de volta a Vila Nova de Gaia, de 14 a 16 de julho, para mais três dias de música e animação. À semelhança do ano passado, a organização volta a comprometer-se com o correto encaminhamento para reciclagem das embalagens usadas recolhidas no local, com a obtenção do selo ‘100R® – Reciclagem 100% Garantida’.

A Câmara Municipal de Gaia e a PEV Entertainment (Porto Eventos) estão a trabalhar, em conjunto com o 100R, no sentido de colocarem no recinto todos os equipamentos necessários para a recolha de todos os resíduos que sejam gerados e separados no recinto.

Já o processo de triagem e reciclagem será, por sua vez, assegurado pela Suldouro, responsável pelo tratamento e valorização dos resíduos urbanos do sistema Multimunicipal do Sul do Douro.

“Numa altura em que se multiplicam os eventos de verão, congratulamo-nos por fazer parte da solução que permitirá a este evento gerir de forma mais sustentável os resíduos que venham a ser gerados”, sublinha Luís Veiga Martins, diretor-geral da Sociedade Ponto Verde, a entidade responsável pela criação do 100R.

Lançado em 2008, este selo tem como objetivo certificar eventos, espetáculos ou espaços comerciais, garantindo que os resíduos de embalagens gerados nesses locais são, posteriormente, encaminhados corretamente para reciclagem.

À semelhança do que tem sucedido em outras iniciativas, a Sociedade Ponto Verde será também parceira da animação do recinto do festival. Com efeito, no espaço da SPV será possível tentar a sorte numa slotmachine adaptada à realidade da reciclagem. Para participar, ao visitante bastará colocar um copo ou garrafa de plástico vazios na máquina e acionar a alavanca. Se conseguir a combinação certa, ganhará um prémio.

Além desta iniciativa, a SPV dará seguimento à ação ‘O teu Ponto Verde dá com o meu?’, em que, em troca de um copo ou garrafa para reciclar, o participante receberá um lenço com a impressão do símbolo Ponto Verde. Para cada participante, o desafio consiste em encontrar no recinto o dono de um lenço cujo ponto verde “dê” com o seu e assim ganharem os dois a possibilidade de levar para casa um aliciante prémio.

Em destaque

Subir