Cultura

Festival Literatura em Viagem começa hoje com Artur Santos Silva

A 13.ª edição do Literatura em Viagem (LeV) começa hoje, no salão nobre da Câmara Municipal de Matosinhos, com a conferência inaugural de Artur Santos Silva, que dá início a três dias de conversas, oficinas e apresentações de livros.

De acordo com a programação do evento dedicado ao tema “A última viagem”, no sábado, depois de uma oficina de tradução por Nuno Quintas, o festival arranca com uma mesa sobre “Portugal como último destino” com Fernando Ribeiro e José Milhazes, moderada por Pedro Vieira.

Ao longo do dia de sábado, o Cine-Teatro Constantino Nery vai receber nomes como o escritor britânico Alan Hollinghurst, à conversa com o vencedor do Prémio Pessoa em 2016, Frederico Lourenço, sob moderação do jornalista britânico Oliver Balch.

Mais tarde conversam nomes como Fernando Dacosta, Fernando Vendrell, Rui Pedro Tendinha, antes de Silvino Évora ler poemas da sua autoria.

No domingo, Helena Vasconcelos – a única mulher em seis mesas de discussão que reúnem um total de 18 convidados – e Mário Correia falam sob o mote de “O céu como destino”, com moderação de Tito Couto.

João Canijo, Rui Tavares, Hélder Gomes, Carlos Fiolhais, Rui Agostinho e Miguel Gonçalves compõem as mesas seguintes.

No domingo, às 16:00, Filipa Melo vai conduzir uma “entrevista de vida” ao autor de “As Horas”, Michael Cunningham.

A conferência inaugural acontece hoje, no mesmo dia em que o “LeVzinho” levará às escolas da cidade as escritoras Inês Botelho e Raquel Patriarca.

O festival acolherá igualmente o espetáculo “Na tua ou na minha língua”, realizado no âmbito do programa internacional CELA (“Connecting Emerging Literary Artists”) e que contará com os autores e tradutores Fabio Guidetti, Maud Vanhauwaert, Pedro Viegas, Simone Atangana Bekono e Xénon Cruz.

Integrado no festival, está a decorrer até domingo uma residência dramatúrgica de vários autores de países da lusofonia, com o objetivo de estimular e promover o teatro e a produção dramatúrgica.

Neste projeto, participam Caplan Neves, Fabio Brandi Torres, Jorge Louraço, Inmaculada Alvear, Cecília Ferreira e Luís Miguel Cruz, estando prevista a visita dos dramaturgos a escolas do concelho, a criação de textos originais e a leitura encenada de uma das peças escritas durante a residência, no sábado à noite.

Em destaque

Subir