Motociclismo

‘Festival’ Jonathan Rea em Misano

Jonathan Rea teve um fim de semana perfeito em Misano vencendo as duas corridas do fim de semana do Campeonato do Mundo de Superbikes disputadas no traçado italiano.

O britânico da Kawasaki dominou os acontecimentos numa prova onde a Ducati corria em ‘casa’, sendo que no sábado arrancou na frente do seu companheiro de equipa, Tom Sikes, para se impor concludentemente.

Já Sykes não conseguiria resistir a Chaz Davies, que tinha arrancado da sétima posição mas que na primeira curva já seguia no terceiro posto. Depois o piloto da Ducati tudo fez para se chegar à frente. Primeiro deixou para trás o piloto da Kawasaki, e depois alcançaria Eugene Laverty, acabando por também ‘roubar’ a segunda posição ao irlandês da Aprilia, que no final subiu ao último lugar do pódio.

Mark Van der Mark realizaria também uma boa ascensão para terminar no quarto posto, a menos de cinco segundos do vencedor, enquanto Tom Sykes completou o top cinco.

Sykes partia para a corrida deste domingo da ‘pole position’, mas como se percebeu noutras ocasiões, isso quer dizer pouca coisa, já que o piloto da ‘Kawa’ # 66 acabaria por ser novamente suplantado. Primeiro pelo seu companheiro de equipa, e depois por Michael Van der Mark.

Jonathan Rea levou a melhor, depois de um arranque fulminante do quinto lugar da grelha, ainda que tenha sido Xavi Fores a assumir o comando mal se apagaram os semáforos da partida.

Um problema na moto da Barmi Racing Team faria o francês abandonar à segunda volta, com Van der Mark a assumir o controlo da prova, coube a Rea atacar o primeiro posto do piloto da Ducati, o que conseguiria consumar na curva 14 de Misano, no que foi imitado por Marco Melandri.

O Campeão do Mundo conseguiria depois alcançar e passar Michael Van der Mark a cinco voltas do final, com o holandês da Pata Yamaha a também não resistir a Melandri. No entanto a luta entre os três só se decidiria sobre a meta, com Jonathan Rea a assegurar a vitória, diante de um determinado Van der Mark, com o italiano da Ducati a ter de se contentar com o último lugar do pódio.

Menos de seis décimas separaram os três primeiros, com Chaz Davies e Tom Sykes a completarem o top cinco. Mas o quarto lugar do britânico da Ducati não foi suficiente para evitar mais pontos importantes para Rea no campeonato, com o piloto da Kawasaki a deter agora uma vantagem de 92 pontos sobre o seu rival.

 

Em destaque

Subir