Nas Notícias

Festival dos Oceanos com selo de defensor do ambiente

Festival dos Oceanos decorre em Lisboa, de 30 de julho a 13 de agosto. Além de presentear a capital com diversos eventos de acesso gratuito, vai contar com o selo ‘100R® – Reciclagem 100% Garantida’, que garante total defesa do meio ambiente.

“Com esta certificação, este evento vai ao encontro de um dos conceitos presentes na edição deste ano, a sustentabilidade”, frisa Luís Veiga Martins, diretor-geral da Sociedade Ponto Verde, a entidade que tem a seu cargo a gestão de resíduos de embalagens (RE) em Portugal e que foi responsável, em 2008, pelo lançamento deste processo de certificação.

O 100R® visa certificar eventos, espetáculos ou espaços comerciais com uma «garantia ponto verde» em que os resíduos de embalagens gerados nesses locais são, posteriormente, encaminhados corretamente para reciclagem.

Ao abrigo do projeto 100R®, as entidades e empresas aderentes ao projeto assumem o compromisso de criar e implantar as infraestruturas necessárias à separação correta dos RE. Uma vez devidamente separados no local, esses resíduos são recolhidos e encaminhados pela SPV para entidades que asseguram a reciclagem dos mesmos, com a colaboração dos Sistemas Municipais, Autarquias e/ou Operadores Privados.

O Festival dos Oceanos é já uma marca da cidade de Lisboa, atraindo uma média de 350 mil pessoas em cada edição. À semelhança do que tem sucedido noutras iniciativas, a Sociedade Ponto Verde será também parceira da animação do evento.

Com efeito, vai possibilitar aos participantes que tentem a sorte numa slotmachine adaptada à realidade da reciclagem. Para participar, ao visitante bastará colocar uma garrafa ou um copo de plástico vazios na máquina e acionar a alavanca. Se conseguir a combinação certa, ganhará um prémio.

Sobre o 100R

O 100R® é uma marca registada da Sociedade Ponto Verde, uma instituição privada sem fins lucrativos que tem por missão organizar e gerir a retoma e valorização de resíduos de embalagens, através da implementação do Sistema Integrado de Gestão de Resíduos de Embalagens (SIGRE), mais conhecido como “Sistema Ponto Verde”. Promover a sensibilização e educação ambiental junto dos portugueses é um dos grandes objetivos da Sociedade Ponto Verde.

Em destaque

Subir