Cultura

Festival Caixa Luanda junta o melhor de Portugal e Angola 

Fado_900A primeira edição do Festival de Fado na capital angolana conta com Yola Semedo, Raquel Tavares, Maria Ana Bobone, Ana Sofia Varela e Marco Rodrigues

Angola recebe no próximo dia 10 de dezembro a primeira edição do Festival Caixa Luanda.

O evento, que surge no âmbito do lançamento da nova identidade do Banco Caixa Angola, contará com os melhores intérpretes desta canção que é Património Imaterial da Humanidade. Raquel Tavares, Maria Ana Bobone, Ana Sofia Varela e Marco Rodrigues são os nomes que ficarão para a história desta primeira edição que terá como palco a magistral Baía de Luanda, e que conta com a participação especial de Yola Semedo.

Para Fernando Marques Pereira, presidente da Comissão Executiva do Banco Caixa Angola, “o fado não é só o expoente máximo da música portuguesa, é também património da humanidade sendo um privilégio para o Banco Caixa Angola estar na génese de um festival que celebra e reforça os laços culturais entre Angola e Portugal”.

Yola Semedo vai jogar em casa. Nascida em Angola, em Benguela, é uma das vozes Angolanas mais apreciadas em todo o mundo.

Já Raquel Tavares é um dos nomes mais reconhecidos do fado contemporâneo. Raquel Tavares é Fado, imanando eco dele desde os 5 anos de idade. Aos 12 já participa em concursos de fado, conquistando 14 primeiros lugares, entre eles o da mítica Grande Noite do Fado, no Coliseu de Lisboa em 1997.

Maria Ana Bobone tem reconhecimento merecido e é considerada uma das melhores intérpretes dos nossos dias. Com formação “académica” em piano e canto, Maria Ana Bobone sabe harmonizar as duas dimensões, respeitando a tradição mas não deixando de, distintamente, inovar.

Ana Sofia Varela nasceu em Lisboa em 1977. O contacto com o fado ocorreu através dos discos da Amália, que ouviu pela primeira vez aos 10 anos. Mais tarde começou a cantá-los em diversas Noites de Fado em Serpa – na Casa do Povo, escolas e coletividades. Estes eventos começaram a acontecer com alguma frequência e foi com os fadistas locais que começou a interiorizar este género musical. O convite para cantar em casas de fado em Lisboa surgiu em 97 pela mão de Carlos Zel que muito a admirava.

Por fim, Marco Rodrigues, que já venceu, em 1999, um ano depois da sua chegada à capital, vindo de Amarante, a Grande Noite do Fado, tem, ao longo dos últimos 15 anos, solidificado a sua carreira com muitas atuações – dentro e fora de portas – e discos unanimemente elogiados.

Em destaque

Subir