Cultura

Festival Caixa Alfama: Cartaz completo e elenco de luxo (bilhetes)

fado Faltam menos de dois meses para a II Edição do Festival Caixa Alfama e hoje são apresentados os últimos nomes do cartaz de mais de 40 fadistas que vão encher as ruas e ruelas do típico bairro Lisboeta de Fado nos dias 19 e 20 de setembro. O elenco de luxo integra Aldina Duarte, José Manuel Neto, Júlio Resende, Maria da Fé, Mário Pacheco e Vicente da Câmara.

Nome grande do Fado, Aldina Duarte dispensa apresentações. Para além de uma voz soberba escreve como ninguém, sendo também cantada por nomes já icónicos do Fado como Camané, Joana Amendoeira, António Zambujo, Ana Moura, Carminho, Pedro Moutinho, Mariza, entre outros.

Fadista-residente no conhecido Sr. Vinho, Aldina leva também com frequência a sua voz além-fronteiras como uma das grandes referências nacionais e estará dia 20 no Caixa Alfama.

No mesmo dia, outro nome incontornável do Fado: Maria da Fé. Começou como muitos gostariam, a vencer ainda muito jovem, todos os concursos em que participou.

Fez depois várias digressões ao lado de Amália Rodrigues e, com um início destes, o futuro só poderia ter sido auspicioso. Como foi.

Hoje, depois de 30 Lp’s e 20 Cd’s e de sucessos como ‘Valeu a Pena’, ‘Primeiro Amor’, ‘20 Anos’ ou ‘Cantarei até que a Voz me Doa’, Maria da Fé é sem dúvida um dos maiores nomes de sempre do Fado.

Ainda no dia 20, também da velha guarda do Fado e igualmente presente no Caixa Alfama, Dom Vicente da Câmara.

Sempre mantendo a tradição de fidalgo fadista, acompanhado à guitarra, também ele desde cedo marcou o seu lugar na música nacional ao vencer um concurso da Emissora Nacional.

No início da década de 50, pela Valentim de Carvalho assina os seus primeiros sucessos ‘Fado das Caldas’ e ‘Varina’, continuando mais tarde com temas como ‘Guitarra Soluçante’, ‘O Fado Antigo é Meu Amigo’ e ‘Há Saudades Toda a Vida’. Em 2014, já com 65 anos de carreira, estará no Caixa Alfama para mais um grande espetáculo.

Filho de António Pacheco, antigo guitarrista de alguns dos maiores nomes do Fado, Mário Pacheco, cedo se acostumou às guitarradas, arte que aperfeiçoa na Academia de Música de Lisboa.

Estudou ao longo desse tempo grandes nomes da guitarra portuguesa como Artur Paredes, Carlos Paredes, Pedro Caldeira Cabral, o que fez com que anos mais tarde acompanhasse também ele, nomes grandes com quem o pai já tinha tocado.

Amália Rodrigues, Alfredo Marceneiro, Hermínia Silva, Tristão da Silva ou Max foram alguns desses nomes. Actuará no Festival também no dia 20.

Continuando à guitarra, agora no dia 19, temos José Manuel Neto. Filho de Fadista, começou a tocar Guitarra Portuguesa com 15 anos.

Autodidata, o seu talento fez com que ao longo dos anos fosse acompanhando vários artistas em casas de Fado de renome.

Hoje, depois de vários álbuns, conta também com digressões ao lado de grandes nomes do universo fadista como Carlos do Carmo, Camané, Ana Moura, Aldina Duarte, Cristina Branco ou Mísia.

Finalizando, mais um instrumentista e mais um dos grandes. Júlio Resende é um dos pianistas nacionais mais prestigiados do momento.

Começou a tocar aos 4 anos e o seu génio desde logo foi notado. Sempre mais ligado ao Jazz, aparece no Fado com o seu último álbum ‘Amália por Júlio Resende’.

Aqui o pianista retrata alguns dos mais conhecidos temas de Amália Rodrigues com destaque para ‘Medo’ onde é acompanhado pela voz imortal da maior Fadista de todos os tempos.

Outro dos grandes momentos a viver no dia 20 no Caixa Alfama.

Cartaz Completo

Dia 19
Ana Bacalhau, Ana Lains, Ana Maria, Ana Moura & António Zambujo, Carmo Moniz Pereira, Cláudia Picado, Cuca Roseta, Gisela João, Gonçalo Salgueiro, Lenita Gentil, Pedro Moutinho, Ricardo Ribeiro, Sara Correia, Urbanos
Igrejas: ‘Até Deus Gosta de Fado’, ‘Cantar é Rezar’
Palco Caixa Futuro – Bárbara Santos, Joana Vales, Kiko e Luís Carlos (Fadistinha)

Dia 20
Anita Guerreiro, Carminho, Filipa Cardoso, Jorge Fernando, Katia Guerreiro, Marco Rodrigues, Maria da Nazaré, Maria Armanda, Maria Ana Bobone, Tributo a Fernando Maurício, Urbanas
Igrejas: Frei Hermano da Câmara, José Gonçalez, ‘Cantar É Rezar’
Palco Caixa Futuro – Diana Vilarinho, José Luis Geadas, Mara Pedro e Tiago Correia

Bilhetes

O bilhete único, já à venda nos locais habituais, mantém o preço de 35 euros e deverá ser trocado por pulseira pelo próprio, nas bilheteiras do festival sediadas no Museu do Fado, a partir de dia 18 de aetembro.

Pulseira essa que dará acesso a todos os espaços do festival até ao limite de lotação de cada um.

Os clientes da Caixa Geral de Depósitos terão 10 por cento de desconto nos bilhetes adquiridos com qualquer cartão de débito ou crédito, na bilheteira do Museu do Fado.

Locais de venda
Bilheteira do Museu do Fado, Blueticket, lojas FNAC, lojas Worten, El Corte Inglês (Lisboa e Gaia), Centros Comerciais Dolce Vita, Casino de Lisboa, Galerias Campo Pequeno, Abep, Estações de Correios, lojas Media Markt, Turismo de Lisboa, Delegações ACP, MMM Ticket, C.C. Mundicenter, U-Ticketline, MMM Ticket, Ticketline.

Em destaque

Subir