Nas Notícias

Fertilidade: Portugal com a taxa mais baixa da União Europeia, com 1,23

fertilidade portugal

A taxa de fertilidade aumentou na União Europeia (UE), mas caiu em Portugal. E caiu tanto que o país já apresenta a taxa mais baixa entre os 28. Portugal é ainda o Estado-membro que, no período entre 2001 e 2014, registou a maior queda de nascimentos.

O anterior Presidente da República, Cavaco Silva, chegou a dar voz ao problema da natalidade, deixando mesmo a questão em aberto: O que é que é preciso fazer para que nasçam mais crianças em Portugal?

E o país continua longe de ter uma resposta. Entre 2001 e 2014, de acordo com dados do gabinete oficial de estatísticas da UE, a taxa de fertilidade não só caiu (-0,22), enquanto a média europeia subia, como colocou o país no último lugar entre os 28.

Para a renovação da população, um país tem de apresentar uma taxa de fertilidade de 2,1 nados vivos por mulher. Na UE, no período referido, a média até subiu ligeiramente, de 1,46 para 1,58, mas continua longe do desejável.

Enquanto a França ‘cumpriu’, com uma taxa de 2,1, Espanha e Polónia (1,32), Chipre (1,31), Grécia (1,30) e sobretudo Portugal – com 1,23 – puxaram a média europeia para baixo.

Ainda de acordo com o Eurostat, Portugal não só tem a taxa de fertilidade mais baixa da UE como foi o Estado-membro com a maior queda nos nascimentos.

Dos 5,1 milhões de bebés que nasceram nos 28 países em 2014, Portugal contribuiu só com 82.367, um recuo de 27 por cento face à natalidade em 2001.

Como comparação, a segunda maior queda (Holanda) foi somente de 13,5 por cento, metade da portuguesa.

O problema é agravado pelo avançar da idade média da mulher aquando do nascimento do primeiro filho.

Na UE, uma mulher tem o primeiro filho entre os 25,8 (na Bulgária) e os 30,7 anos (Itália), com a média a ficar nos 28,8 anos. E Portugal é dos países que mais envelheceu este indicador, com a mulher portuguesa a ter o filho aos 29,2 anos.

Cavaco Silva já deixou Belém, mas a pergunta continua bem atual: O que é que é preciso fazer para que nasçam mais crianças em Portugal?

Em destaque

Subir