Mundo

Ferrovia Transiberiana completa 100 anos e a Google assinala a efeméride

Neste dia 5 de outubro, a Ferrovia Transiberiana completa um centenário, efeméride que levou a Google a criar um doodle. Veja o vídeo e conheça a história desta megaestrutura.

A 5 de outubro de 1916, exatamente há 100 anos, foi concluída a construção da Ferrovia Transiberiana, que liga Moscovo com Vladivostok, na costa do Oceano Pacífico.

O nome ‘Transiberiana’ vem do facto de que a ferrovia chega à região da Sibéria, mas a maioria do seu percurso não é transiberiana e atravessa muitas outras áreas da Rússia.

A Ferrovia Transiberiana é a mais longa do mundo, com uma distância de 9829 quilómetros.

Os trabalhos de construção prolongaram-se ao longo de quase 30 anos, excluindo os dez anos que foram necessários para a realização do projeto.

No final do ano de 1916, foi possível atravessar, pela primeira vez, sem interrupção, a Ferrovia Transiberiana, que passou a fazer ligações de carga e de passageiros entre as regiões leste e oeste da Rússia.

Esta infraestrutura foi fundamental no desenvolvimento económico da Sibéria, uma região que até então era praticamente inacessível por via terrestre.

O projeto da Ferrovia Transiberiana começou a ser discutido em meados do século XIX, mas os trabalhos só arrancaram em 1891, por decisão do czar Alexandre III.

Antes da conclusão da Ferrovia Transiberiana, em toda a Rússia, mesmo nas zonas de grande importância comercial e industrial, as travessias eram feitas com veículos de tracção animal e com muitas dificuldades, relacionadas ao inverno e a má qualidade das estradas. Uma viagem durava, por vezes, quatro meses.

Durante a primeira metade do século XIX em vários rios da Sibéria Ocidental foram ativados nos serviços de transporte com navios a vapor, também bastante eficientes, mas a Sibéria Oriental, onde a navegação fluvial era difícil, ainda não estava ligado tinha acesso muito difícil.

O projeto da Ferrovia Transiberiana começou a ser discutido em meados do século XIX, mas os trabalhos só arrancaram em 1891, por decisão do czar Alexandre III.

A construção da via envolveu cerca de 90 mil trabalhadores, desde soldados a condenado a trabalhos forçados. Perderam-se inúmeras vidas, em virtude das condições desumanas.

A ferrovia avançava a uma média de 740 quilómetros por ano e foi concluída em 1901, quando os dois locais principais, do oeste e do leste, ficaram ligados.

A infraestrutura gerou dúvidas sobre a sua verdadeira utilidade e eficácia. Mas a verdade é que se transformou num ícone, hoje alvo de uma homenagem ao estilo da Google, com um doodle com vídeo.

Em destaque

Subir