Nas Notícias

Ferro Rodrigues eleito presidente da Assembleia, na primeira derrota da direita

Assembleia_Republica_900

Com 120 votos, o socialista Ferro Rodrigues derrotou Fernando Negrão (108) e foi eleito presidente da Assembleia da República, sucedendo a Assunção Esteves. A votação decorreu hoje, no Parlamento, e constitui a primeira derrota da direita.

Ferro Rodrigues conseguiu 120 votos, enquanto Fernando Negrão obteve 108.

Não houve surpresas, na votação desta sexta-feira, com os 230 deputados a escolher o novo presidente da Assembleia da República, a segunda figura do Estado.

O socialista Ferro Rodrigues obteve mais votos do que o social-democrata Fernando Negrão, no que constituiu o primeiro confronto entre direita e esquerda, no novo quadro parlamentar.

Um dia depois da comunicação de Cavaco Silva – que indigitou Pedro Passos Coelho como primeiro-ministro e deixou uma mensagem de rejeição a um governo com Bloco e PCP –, o novo ‘arco da governação’ mostrou o seu poder parlamentar.

A votação foi feita em urna, com os deputados a serem chamados individualmente. Depois de uma interrupção de 15 minutos, chegaram os resultados, com Ferro Rodrigues a obter 120 votos e Fernando Negrão a ficar-se pelos 108, com dois votos em branco.

Fernando Negrão obteve mais um voto do que o total de 107 deputados da maioria. Um voto da esquerda foi para o social-democrata.

E este dado está relacionado com um teste à liderança de António Costa, secretário-geral socialista que regressou ao Parlamento, 11 anos depois.

A unidade do partido foi posta à prova e correu tudo de acordo com as melhores perspetivas do ex-autarca. As dissidências seriam testadas, nesta votação, mas há sinais de que o partido parte para o combate político suficientemente unido.

O passo seguinte mais relevante, no que diz respeito a trabalhos parlamentares, será a votação da moção de rejeição do novo Governo, que vai a votação em breve. A proposta do PCP deverá ser aprovada, também com os votos a favor do PS, do Bloco de Esquerda e de ‘Os Verdes’.

Em destaque

Subir