Fórmula 1

Ferrari renova objetivos com o SF90

A Ferrari apresentou hoje em Maranello (Itália) a sua nova ‘arma’ para o Campeonato do Mundo de Fórmula 1 de 2019; o SF90.

O monolugar que será tripulado por Sebastian Vettel e Charles Leclerc distingue-se por uma aerodinâmica refinada, adaptada aos novos regulamentos, e pela ausência de branco na sua decoração, mantendo-se o controverso logo ‘Misson Winnow’.

A grande ambição da ‘Scuderia’ é mais uma vez recuperar o título que já não lhe ‘sorri’ desde 2008 – o último cetro de construtores – sendo que este é o segundo monoposto da Ferrari dotado de halo, obrigatório desde a época passada.

O SF90 ostenta grandes flancos, mostrando um design revisto, pois a altura máxima foi diminuída para 350 milímetros, e o capô do motor “é mais estreito para melhorar a aerodinâmica do carro”, justificam os responsáveis da equipa de Maranello.

Houve também um foco ao nível dos componentes do motor, alterando certos acessórios, visando a redução do espaço que ocupavam, permitindo assim que este novo Ferrari seja mais compacto. A tomada de ar foi repensada para um melhor fluxo de ar em direção da ‘asa’ traseira, que tem agora um formato semelhante à utilizada pelo carro de 2016.

A Unidade de Potência da Ferrari para este ano foi também melhorada em termos de combustão ao nível do motor térmico, mas igualmente no que se refere à recuperação de energia. O sistema de armazenamento de energia viu o seu volume e massa reduzidos.

“Este monolugar é uma evolução do ano passado (o SF71H). Tentamos colocar a fasquia mais alta, tentamos ser o mais extremos possível. Se olharem para os detalhes tentamos ser inovadores. Nós gostamos do resultado”, observou Mattia Binotto, o diretor da equipa de Maranello.

Em destaque

Subir