Fórmula 1

Ferrari é a primeira a testar proteção do cockpit

FerrariProtecaoCockpit216

A Ferrari tornou-se pioneira nos ensaios a soluções de proteção do cockpit ao testar um modelo de pilares do SF16 H guiado esta quinta-feira de manhã por Kimi Raikkonen.

É a resposta da ‘Scuderia’ de Maranello às discussões que se têm gerado em redor dos regulamentos de segurança da Fórmula 1 e que muito provavelmente será introduzida na disciplina em 2017.

Raikkonen utilizou um dispositivo muito semelhante ao que já fora visto em ilustrações no Mercedes, mas que se acreditava que a Ferrari tivesse a sua própria solução, embora esta experiência seja levada a cabo em conjugação com a FIA.

É importante para o organismo que tutela a Fórmula 1 perceber até que ponto este tipo de proteção prejudica a visão do piloto, que tem sido apontada como principal defeito desta solução, sendo que outras também têm as suas desvantagens.

Depois das mortes de Jules Bianchi (GP do Japáo de 2014) e de Justin Wilson (IndyCar 2015) a Federação Internacional procura proteger o cockpit dos pilotos, não apenas de Fórmula 1 mas de disciplinas de monolugares em geral.

Em destaque

Subir