Nas Notícias

Fernando Seara esconde as “mágoas” e avança pelo PSD à Câmara de Lisboa

fernando searaFernando Seara, presidente da Câmara de Sintra, será o escolhido pelo PSD para tentar ‘roubar’ a autarquia de Lisboa a António Costa. A notícia é do Público, que revela que o autarca de Sintra terá negociado uma posição política ‘alternativa’ no caso de ser derrotado.

O jornal Público assegura que Fernando Seara, autarca que deixa a Câmara de Sintra “com mágoas e algumas dolorosas” (como assumira publicamente), devido à limitação dos mandatos, será o cabeça de lista do PSD ao município de Lisboa, provavelmente em coligação com o CDS-PP.

“Já encontrámos um candidato, é uma figura com todas as características para ganhar Lisboa, mas não vamos divulgar o seu nome”, assegurou ontem Miguel Pinto Luz, presidente da distrital social-democrata, ao mesmo diário.

O jornal acrescenta que Seara só terá aceitado depois do PSD ter garantido uma posição política ‘alternativa’, na eventualidade de ser derrotado pelo candidato do PS: tudo indica que o atual edil lisboeta, António Costa, irá avançar com a recandidatura. A explicação para a ‘alternativa’ baseia-se nas declarações do próprio Fernando Seara, que há dois meses anunciou a saída da vida política, durante o XX Congresso da Associação Nacional dos Municípios Portugueses: “saio com mágoas e algumas dolorosas, mas também saio enriquecido”.

Miguel Pinto Luz acrescentou que a distrital de Lisboa do PSD vai renovar a aposta nas coligações com o CDS-PP, pois “funcionaram bem e mostraram resultados positivos”. Mais complicado está o cenário em Sintra, uma vez que o vice-presidente da Câmara, Marco Almeida, já garantiu que a “candidatura é irreversível”. “O PSD já tem um candidato para Sintra”, garantiu Miguel Luz, vindo a saber-se, poucas horas volvidas, que será Pedro Pinto, vice-presidente do partido. Segundo o Público, o presidente da distrital alertou Marco Almeida para não avançar “à revelia dos órgãos do partido”.

“Espero que isto não seja um ajuste de contas”, respondeu o ‘vice’ da autarquia de Sintra, lembrando que nas eleições para a distrital não apoiou Miguel Luz. “Se o PSD quer ganhar a Câmara, sabe que o melhor candidato para servir a comunidade de Sintra sou eu. Se quiser decidir no gabinete, fazendo um ajuste de contas, então a opção não passa por mim”, argumentou, citado pelo diário.

Em destaque

Subir