Desporto

Fernando Santos explica ausências de Éder e Renato Sanches

Pela primeira vez desde o golo que carimbou a vitória de Portugal no Europeu, Éder não está convocado para a Seleção Nacional. Renato Sanches também falha a lista que engloba oito elementos que não competiram no França 2016.

Questionado duas vezes sobre a ausência de Éder, o selecionador nacional saiu do tom habitual e recordou a ‘surpresa’ que foi a convocatória para o Europeu.

“Quando ninguém acreditava no Éder, quem é que o levou? Foi há dois anos, agora estamos na situação contrário”, ironiza Fernando Santos, garantindo que “isto não se trata de falta de confiança no Éder, isso que fique claro”.

Numa primeira reação, o técnico campeão europeu comentou de forma mais genérica as ausências de Éder e de Renato Sanches: “Não há nenhuma razão, é um fator de ponderação. Partimos sempre de um lote muito alargado. Normalmente temos 40 jogadores e na lista final não cabem todos, depois definimos escolher 23. Compete analisar os dados que estão disponíveis”, destacou Fernando Santos.

“Depois, há também que ter em conta que há vários escalões da Federação que vão ter competições”, acrescentou o responsável, aludindo ao ‘empréstimo’ de Renato Sanches à Seleção de sub-21.

Ainda sobre o caso de Éder, o selecionador reconheceu que “nunca é fácil para um treinador gerir uma situação deste tipo” que optou “por lhe transmitir pessoalmente a sua não presença”.

Ao divulgar os convocados, Fernando Santos garantiu ainda que Portugal será o melhor do mundo e mais dez, apesar do desgaste da longa época do CR7: “Ronaldo está convocado e vai jogar. Até aproveito para lhe desejar boa sorte na final para chegar moralizado. Aproveito também para elogiar o José Mourinho, já o fiz em particular e agora faço agora publicamente. Um ano importante com vários treinadores portugueses campeões. Voltando à pergunta, claro que o Cristiano Ronaldo será importante e se tudo correr bem vai jogar contra a Letónia”.

Em destaque

Subir