Desporto

Fernando Pimenta e Emanuel Silva confirmam presença na final do k2 em 1000 metros

k2 pimenta emanuelEstá confirmado: os dois kayaks portugueses em prova no dia de hoje estão qualificados para as finais olímpicas. O k2 de Fernando Pimenta e Emanuel Silva teve ainda de passar pela meia-final, controlando o suficiente para terminar em terceiro lugar e seguir para a fase decisiva.

Sucesso total para a canoagem portuguesa na estreia nos Jogos de Londres. Depois do k4 feminino ter garantido a qualificação para a final dos 500 metros, há minutos foi o k2 de Fernando Pimenta e Emanuel Silva a garantirem a passagem à derradeira etapa, mercê do terceiro lugar na meia-final.

A dupla portuguesa até fizera melhor tempo do que a Alemanha nas eliminatórias, mas como disputou a mesma série da Hungria teve de disputar a meia-final. Realizando esta prova com Dinamarca, Eslováquia, Bélgica e Rússia, Fernando Pimenta e Emanuel Silva controlaram os adversários e, por volta do quilómetro, começaram a reduzir o espaço para a frente da corrida.

A Eslováquia venceu a série (3m12s690), com a Rússia a ser segunda (3m12s901) e Portugal a demorar 3m14s017. O regulamento refere que os seis melhores tempos apuram para a final e refira-se que Pimenta e Silva demoraram menos do que o terceiro classificado da outra semi-final (3m15s307), a Nova Zelândia.

Na final dos 1000 metros, o k2 português vai competir na pista 8 e vai enfrentar Nova Zelândia, Rússia, Suécia, Hungria, Alemanha, Eslováquia e Austrália.

Em destaque

Subir