O Nápoles, terceiro na fase de grupos da Liga dos Campeões, pode avançar para a compra de Fernando na reabertura do mercado, em janeiro. Para o FC Porto, também terceiro, sobra a escolha entre a receita da venda e as esperanças na prova europeia.
O Nápoles quer contratar Fernando já em janeiro, avança o jornal Corriere dello Sport. Com o médio brasileiro – que no próximo mês pode ter também a nacionalidade portuguesa – em final de contrato, o negócio apresenta duas vantagens para ambos os clubes: os italianos antecipam-se à concorrência e o FC Porto consegue algum dinheiro por um jogador que, no final da época, pode sair a custo zero.
Ao eventual negócio não será alheio o desempenho de ambas as formações na Liga dos Campeões. O Nápoles é terceiro no grupo F, mas com os mesmos seis pontos que Arsenal e Borússia de Dortmund. Os dragões também são terceiros, na ‘poule’ G, mas ficaram com o apuramento mais comprometido depois da derrota caseira com os russos do Zenit, na qual o melhor em campo foi Fernando.
O treinador napolitano, Rafa Benítez, considera o médio de 26 anos fundamental para estabilizar a equipa nas três frentes em que ainda se encontra: ‘Champions’, Série A e Taça de Itália. De acordo com a notícia de hoje do Corriere dello Sport, Benítez tentou contratar Fernando ainda na pré-época, quando FC Porto e Nápoles participaram num torneio em Inglaterra.
O médio tem sido fundamental na estrutura do FC Porto e, nos últimos anos, têm surgido notícias de vários clubes interessados sempre que abre uma época de transferências. O presidente, Pinto da Costa, nunca autorizou a venda de um elemento indispensável para os vários treinadores que com ele trabalharam, só que o contrato termina em junho do próximo ano e Fernando poderá sair a custo zero.
A notícia do Corriere dello Sport surge na véspera do Nápoles receber o Marselha e o FC Porto visitar o Zenit, em partidas da quarta jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões.