Cultura

Fernando Alvim homenageado esta segunda-feira pela SPA

fernando_alvim_guitarristaO guitarrista de 76 anos será homenageado nesta segunda-feira pela Sociedade Portuguesa de Autores, com a ‘Medalha de Honra’, em comemoração dos seus 30 anos de carreira.

Alvim, nascido em Cascais, sempre esteve ligado ao mundo da música, passando por vários estilos desde o fado, bossa-nova e chegando até ao jazz.

Nos últimos anos esteve envolvido num projeto musical dedicado ao jazz, o qual há muito tempo afagava e que tem como título: ‘A Guitarra Portuguesa encontra o Jazz’.

Agora depois de trinta anos dedicados à música, Fernando Alvim, será homenageado pela Sociedade Portuguesa de Autores com a ‘Medalha de Honra’ e a SPA declara que esta é “uma forma de reconhecimento pelo trabalho de três décadas ao serviço da dignificação da música portuguesa”.

Começou na música com o violoncelo, tendo mais tarde trocado este pela sua guitarra que o tem acompanhado ao longo de todos estes anos.

Colaborou com grandes artistas como Amália Rodrigues, Zeca Afonso e Carlos Paredes, os quais recorda com muito carinho.

Foram inúmeras as gravações que fiz e todas elas especiais. Algumas inesperadas… Recordo um telefonema que recebi por volta das 23h, do guitarrista Fontes Rocha, a pedido da Amália Rodrigues, para ir nessa noite gravar com ela um tema intitulado ‘Formiga Bossa-Nossa’ que era uma canção com o ritmo de bossa”, comenta.

“Todas as gravações que fiz com o Carlos Paredes tiveram também um cunho muito especial. As horas passadas em gravações nos estúdios da Valentim de Carvalho com o apoio do técnico de som Hugo Ribeiro foram inesquecíveis”, escreve o músico que lembra ainda as sessões com o extinto Ballet Gulbenkian”.

A cerimónia de entrega terá lugar ás 18h30 no Auditório Frederico Freitas, no edifício-sede da SPA, em Lisboa e contará com a presença do maestro António Vitorino d´Almeida, a cantora Cristina Branco e o presidente da SPA, José Jorge Letria.

Em destaque

Subir