Fórmula 1

Fernando Alonso vence em Espanha e relança campeonato

AlonsoEspanha2F1espanhaPodioFernando Alonso deixou as bancadas do Circuito da Catalunha, em Barcelona, ao rubro ao vencer o Grande Prémio de Espanha de Fórmula 1, relançando a sua campanha no Campeonato do Mundo da especialidade.

O espanhol da Ferrari começou a desenhar o seu domínio depois de uma partida fulgurante, em que logrou surpreender Lewis Hamilton, que arrancava de segundo, e atacar de imediato o comando de Nico Rosberg, que largarava da ‘pole position’.

Depressa se percebeu que os Mercedes não estavam à altura dos adversários mais diretos, sobretudo Alonso, que depressa se desenvencilhou quer de Rosberg, quer Sebastian Vettel e Kimi Raikkonen.

No começo da prova o campeão do Mundo ainda pareceu capaz de acompanhar o ritmo do espanhol da Ferrari, mas depois Fernando Alonso conseguiu manter-se a salvo de qualquer ataque do alemão da Red Bull, que acabaria também por não resistir a Raikkonen.

RaikkonenEspanha2O finlandês ainda tentou aproximar-se de Alonso, mas o piloto de Oviedo teve sempre resposta para o finlandês da Lotus, que na parte final da corrida procurou apenas em manter a segunda posição.

Mas a corrida espanhola foi também uma prova de estratégia, onde Ferrari e Lotus levaram claramente a melhor sobre a Red Bull, nomeadamente ao nível da utilização dos pneus, uma vez que as misturas mais duras da Pirelli eram as únicas que permitiam completar mais de uma dezena de voltas sem sobressaltos.

Deste facto tirou partido Felipe Massa para no último terço da prova levar a melhor sobre Sebastian Vettel e levar o segundo Ferrari ao último lugar do pódio, relegando o alemão para o quarto posto. Resultado que lhe permite no entanto manter o comando do campeonato.

Apesar de um mau começo de corrida, Mark Webber conseguiu aos poucos ir recuperando posições, mercê da eficácia que o seu Red Bull foi ganhando ao longo da prova, que terminou logo atrás do seu companheiro de equipa.

RosbergEspanha2Na sexta posição concluiu Nico Rosberg, que limitou o descalabro da Mercedes, cujos monolugares mostraram mais uma vez não ter em corrida o nível de andamento demonstrado na qualificação.

O alemão chegou mesmo a ter de lutar com adversários que normalmente não são do seu ‘campeonato’, como Paul di Resta, que terminou a corrida ‘colado’ à traseira do monolugar do germânico.

De sentido contrário foi a corrida dos pilotos da McLaren, que depois de um começo muito complicado, conseguiram ir recuperando terreno e terminar nos oitavo e nono lugares. Posições a que Jenson Button não está habituado, mas que face à péssima qualificação do inglês se acaba por justificar.

O ponto conseguido por Daniel Ricciardo é um magro consolo para o australiano e para a Toro Rosso, que na qualificação e na primeira parte da prova pareceram capazes de algo mais. Infelizmente os pneus, a estratégia e os problemas que motivaram o abandono de Jean-Eric Vergne – devido a uma colisão nas boxes com o Caterham de Giedo Van der Garde – não o permitiram.

Classificação

1.º Fernando Alonso (Ferrari) 1h39m16,596s

2.º Kimi Raikkonen (Lotus-Renault) + 9,338s

3.º Felipe Massa (Ferrari) + 26,049s

4.º Sebastian Vettel (Red Bull-Renault) + 38,278s

5.º Mark Webber (Red Bull-Renault) + 47,963s

6.º Nico Rosberg (Mercedes) + 1m08,020s

7.º Paul Di Resta (Force India-Mercedes) + 1m08,988s

8.º Jenson Button (McLaren-Mercedes) + 1m19,506s

9.º Sergio Perez (McLaren-Mercedes) + 1m21,738s

10.º Daniel Ricciardo (Toro Rosso-Ferrari) + 1 volta

11.º Esteban Gutierrez (Sauber-Ferrari) + 1 volta

12.º Lewis Hamilton (Mercedes) + 1 volta

13.º Adrian Sutil (Force India-Mercedes) + 1 volta

14.º Pastor Maldonado (Williams-Renault) + 1 volta

15.º Nico Hulkenberg (Sauber-Ferrari) + 1 volta

16.º Valtteri Bottas (Williams-Renault) + 1 volta

17.º Charles Pic (Caterham-Renault) + 1 volta

18.º Jules Bianchi (Marussia-Cosworth) + 2 voltas

19.º Max Chilton (Marussia-Cosworth) + 2 voltas

Campeonato do Mundo – Pilotos            

1.º Vettel 89 pontos

2.º Raikkonen 85

3.º Alonso 72

4.º Hamilton 50

5.º Massa 45

6.º Webber 42

7.º Di Resta 26

8.º Grosjean 26

9.º Rosberg 22      

10.º Button 17

Construtores

1.º Red Bull 131 pontos

2.º Ferrari 117

3.º Lotus 111

4.º Mercedes 72

5.º Force India 32      

Em destaque

Subir