Fórmula 1

Fernando Alonso abandona a F1 no final da época

Agendado para esta terça-feira o anúncio dos planos de Fernando Alonso para o próximo ano, o mesmo confirmou aquilo de que já falava há alguns meses; a retirada da Fórmula 1 no final da presente temporada.

Os resultados pouco positivos da McLaren mesmo com motores Renault, teve influência na decisão tomada pelo Bicampeão do Mundo (2005 e 2006), sendo que o anúncio apenas teve a particularidade de ter sido feito simultaneamente nas contas de twitter da equipa e do piloto espanhol.

“Depois de 17 anos maravilhosos neste desporto é tempo para mim de mudar de ares e avançar. Adorei cada minuto destas épocas incríveis e não posso agradecer o suficiente às pessoas que me ajudaram a tornar este período tão especial”, começa por dizer Alonso em comunicado.

Mas o piloto asturiano terá tomado a decisão de deixar a F1 há uns meses e só o anunciou agora, apesar de várias personalidades o terem tentado demover, como se percebe no anúncio hoje feito: “Queria agradecer a Chase Carey e a Liberty Media (dona da Fórmula 1) pelos esforços feitos para que mudasse a minha decisão e a todas as personalidades que me contactaram”.

Vencedor das 24 Horas de Le Mans deste ano com a Toyota, Fernando Alonso sai da Fórmula 1 antes da realização do Grande Prémio da Bélgica em Spa-Francorchamps, mas com 32 vitórias no seu currículo, bem como com 22 ‘pole position’ e 97 pódios.

No comunicado em que anuncia a sua decisão, o espanhol também deixa a ‘porta aberta’ a um regresso: “Sei que a McLaren vai regressar mais forte no futuro e será um bom momento para regressar à F1. Isso daria-me muito prazer”.

Mas um regresso a acontecer, significaria que teria 38 anos e meio, em 2020. O que parece cada vez menos provável. Para já estará envolvido com a equipa Toyota na ‘super temporada’ do Campeonato do Mundo de Resistência (WEC) 2018/2019, para tentar ser campeão também nessa disciplina. E, quem sabe, participar na IndyCar para tentar (mais uma vez) ganhar as 500 Milhas de Indianápolis.

 

 

Em destaque

Subir