Nas Notícias

Feridos do temporal na Madeira impedidos de seguir para o Hospital do Funchal

chuvaAs fortes chuvas na Madeira, na madrugada de hoje, provocaram seis feridos, que ficaram retidos na Ribeira da Janela, freguesia que continua isolada. Este cenário impediu que os feridos pudessem ser transferidos para o Hospital do Funchal.

Seis feridos é o balanço do temporal que assolou a Madeira, na madrugada desta segunda-feira. Os casos mais graves registaram-se na freguesia da Ribeira da Janela, que ficou isolada do resto da região autónoma, com as vias cortadas.

Este cenário impediu que os seis feridos pudessem ser transferidos para a unidade de saúde do Funchal. As vítimas tiveram de receber assistência no centro de saúde local, mas algumas necessitariam de cuidados hospitalares de que a unidade da Ribeira da Janela não dispõe. As ambulâncias não puderam deslocar-se ao local mais fustigados pelas chuvas.

As limitações nos acessos e à assistência levaram a população da Madeira, segundo noticia o jornal Público, a criticar o facto de o heliporto construído em Porto Moniz não ser usado. Aquela infraestrutura custou ao erário público mais de meio milhão de euros, para socorrer a população a norte da ilha da Madeira, mas nunca cumpriu essa missão.

De acordo com o mesmo jornal, o heliporto não se encontra licenciado pelo Instituto Nacional de Aviação Civil, nem está preparado para acolher o helicóptero da Força Aérea que se encontra destacado para a Madeira.

Diversas derrotadas ocorreram na madrugada de hoje, em virtude das inundações que resultaram das chuvas. Duas escolas de Santana foram encerradas, precisamente em virtude do mau tempo, que obrigou também ao fecho ao trânsito de diversas estradas com riscos de derrocada. A circulação de automóveis estava impedida no acesso à freguesia da Ribeira da Janela, o que impediu a assistência às vítimas da freguesia.

As previsões meteorológicas para a Madeira apontam no sentido de chuvas por vezes fortes, nos próximos dias. A partir de quinta-feira, o cenário deve melhorar.

Em destaque

Subir