Nas Notícias

Feriados: Vaticano questiona “ataque” aos dias religiosos

vaticanoA extinção de dois feriados religiosos em Portugal continua a preocupar o Vaticano. O monsenhor Fábio Fabbri recusa “deitar fora” o 1 de novembro por ser “a festa da família” e criticou o “ataque” ao 15 de agosto.

O Vaticano continua atento à intenção do Governo português de abolir dois feriados religiosos e, aos poucos, vai deixando críticas pontuais. Hoje, foi o monsenhor Fabio Fabbri, que veio a Lisboa participar na cerimónia do 30.º aniversário da exortação apostólica ‘Familiaris Consortio’, a defender duas “datas muito particulares”: o 1 de novembro, feriado de todos-os-santos, por ser a “festa da família”, e o 15 de agosto, questionando “por que se atacaria a celebração da Assunção de Maria”.

Ontem, já o jornal Público tinha avançado que o Vaticano terá comunicado a Paulo Portas, ministro dos Negócios Estrangeiros, a preferência pela extinção do 1 de novembro. Contudo, o padre Manuel Morujão, porta-voz da Conferência Episcopal Portuguesa, adiantou que a Santa Sé continua “a ponderar a solução melhor”, pois existem “razões válidas dos dois lados, tanto dos que defendem o 1 de novembro, como de quem defende o 15 de agosto”.

Recorde-se que o Governo já extinguiu dois feriados civis (5 de outubro, implantação da República, e 1 de dezembro, Restauração) e, conforme acordado com a Igreja Católica portuguesa, prepara a abolição de dois feriados religiosos. Falta, porém, a aprovação do Vaticano, no âmbito da Concordata.

Em destaque

Subir