Nas Notícias

Feriados de 2019 permitem três pontes e três fins de semana alargados

Três dos 13 feriados de 2019 calham encostados ao fim de semana, permitindo o gozo de três dias seguidos de descanso. Quem puder fazer ponte terá a oportunidade de aproveitar outros três dias ‘a mais’. Mas há quatro feriados ‘perdidos’…

O final de um ano civil leva os trabalhadores a planearem os 365 dias que se seguem, aproveitando para espreitar quantos feriados vai gozar.

Em 2019, quatro dos 13 feriados obrigatórios ‘perdem-se’ ao sábado (Implantação da República, a 5 de outubro) ou domingo (Páscoa, a 21 de abril; Restauração da Independência, 1 de dezembro; Imaculada Conceição, a 8 de dezembro).

Restam assim nove feriados, mas dois deles são a uma quarta-feira: o Dia do Trabalhador (1 de maio) e o Natal (25 de dezembro).

A Sexta-feira Santa é um dos três feriados que calham encostados ao fim de semana, a par do Dia de Portugal (10 de junho) e do Dia de todos os santos (1 de novembro).

No Porto, o feriado municipal de São João (24 de junho) também permite o gozo de três dias seguidos de descanso.

Quem consegue encaixar um dia de férias entre o feriado e o fim de semana, a conhecida ponte, terá três oportunidades. Isto porque o 25 de Abril calha a uma quinta-feira, tal como o Corpo de Deus (20 de junho) e o Dia da Assunção (15 de agosto).

O Dia de Ano Novo é a uma terça-feira, mas neste caso a ponte tem de ser metida no último dia de 2018.

Há ainda a possibilidade de uma ponte para os lisboetas, pois o Santo António (13 de junho) calha a uma quinta-feira.

Em destaque

Subir