Cultura

Félix da Costa vence corrida de qualificação do GP de Macau

felix costa macau 1António Félix da Costa não podia ter começado melhor a sua participação no Grande Prémio de Macau de Fórmula 3, pois se na sexta-feira não conseguiu garantir a ‘pole position’ neste sábado venceu a corrida de qualificação, confirmando uma grande dose de favoritismo.

Não obstante arrancar da segunda posição da grelha de partida, o piloto português conseguiu ultrapassar Alex Lynn logo na largada, apesar de ser obrigado a discutir a travagem para a curva do Hotel Lisboa com Felix Rosenqvist.

A partir daí Félix da Costa procurou afastar-se do seu adversário, que se colava ao Dallara Vokswagen da Carlin na parte sinuosa do Circuito da Guia. O piloto de Cascais voltava a ganhar alguns metros ao sueco da equipa Mucke na zona mais veloz.

Uma estratégia que colheu os seus frutos, pois António soube sempre explorar a melhor velocidade de ponta do seu motor Volkswagen em comparação com o Mercedes do monolugar de Rosenqvist, impedindo o escandinavo de conseguir andar no ‘cone de ar’.

Assim o português acabaria por se impor, dando a indicação de que é claramente favorito à vitória na corrida principal e no grande prémio, vencendo no domingo.

“Desde que passei para a frente na primeira curva quis ganhar alguma distância, de modo a não ser ultrapassado na grande reta. Por isso tive de manter a concentração, pois este circuito é exigente. Consegui isso e agora estou numa boa posição para a manhã”, afirmou Félix da Costa no final da prova.

“Tenho um carro bem afinado, mas quem ganhar amanhã é que é o vencedor do grande prémio. Por isso tenho ainda 15 voltas pela frente. Vai ser uma corrida complicada. O andamento dos adversários é muito forte. Tudo se jogará nas primeiras voltas. Vou tentar fazer o mesmo que fiz hoje”, acrescentou o piloto português.

Classificação
António Félix da Costa (Dallara Volkswagen) 22m31,290s
Felix Rosenqvist (Dallara Mercedes) + 1,559s
3º Alex Lynn (Dallara Mercedes) + 4,567s
4º Carlos Sainz Jr. (Dallara Volkswagen) + 7,638s
5º Daniel Juncadella (Dallara Mercedes) + 8,460s
6º Harry Tincknell (Dallara Mercedes) + 10,427s
7º Pascal Wehrlein (Dallara Mercedes) + 11,452s
Hannes van Asseldonk (Dallara Mercedes) + 12,264s
9º Felipe Nasr (Dallara Volkswagen) + 13,243s
10º Alexander Sims (Dallara Nissan) + 14,439s

Em destaque

Subir